O comércio paraense registrou alta de
1,6% em outubro e registrou a quinta maior alta do país. O primeiro colocado
foi o Amapá (2,4%), enquanto o último foi Minas Gerais (-5,2%). O resultado
paraense ainda foi superior a média nacional que registrou 0,19% neste mês. Os
dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.
O resultado de outubro revela um quadro
positivo para o setor comercial em 2019 com oito meses registrando altas e
apenas dois com baixas. Isso é evidenciado na alta de 4,2% no acumulado do ano
para o setor, ou seja, o percentual de crescimento de vendas nesse período. Na
comparação com o mesmo mês do ano anterior (outubro/2018), o comércio do Pará
também ocupou a quinta colocação, registrando variação de 8,8%, acima da média
do Brasil que foi de 4,2% nas mesmas condições.
Fatores como o aumento da oferta de
crédito para pessoas físicas impacta direto sobre as atividades comerciais que
precisam de financiamento por serem de maior valor, como móveis e
eletrodomésticos. Além disso, a liberação de saque do FGTS que não ocorreu em
outubro de 2019 contribuiu para o aumento das vendas no comércio de modo geral.
Além disso, o denominado “Natal dos
paraenses”, que é o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é o fator regional que
colaborou para o aumento da receita de revenda de mercadorias no Estado do
Pará, em particular na capital paraense, pois aumenta o número de pessoas na
cidade, impactando em várias atividades do comércio, como é o caso da
alimentação (hiper e supermercados), de vestuário e calçados, dentre outros.