Dando continuidade a etapa final de
reconstrução da ponte sobre o Rio Moju, Secretaria de Estado de Transportes
(Setran) iniciou, nesta quinta-feira (23), a instalação dos dolfins de proteção
da Ponte Rio Moju, que terá seu vão central de 264 metros e será inaugurada na sexta-feira
(31) pelo governador, Helder Barbalho.
A nova solução para a segurança da ponte
possibilitou dois novos canais de navegação, com 134 metros de largura cada um,
que permitem uma navegação adequada aos comboios de balsas. A segurança desse
trecho está garantida com a instalação de três defensas flutuantes (denominadas
dolfim) para proteção das fundações, altamente resistentes a grandes impactos.
Segundo o titular da Setran, Pádua
Andrade, as defensas foram construídas com um casco de aço anelar, segmentos
estanques e seção transversal tubular de 3 x 4 metros, que envolvem os blocos
de fundação, alcançando 57 metros no diâmetro maior da elipse e 36 metros no
diâmetro menor. O anel de aço está revestido com placas de concreto
pré-fabricado, para absorver a energia de impacto correspondente a uma força
estática de até 28 MN (Mega Newton) ou 2.800.000 kgf, resultantes de impactos
dos comboios de balsas viajando em velocidades de 10 nós (20 km/h).
Os segmentos estanques das defensas
visam impedir o afundamento imediato diante dos impactos de balsas,
possibilitando a reparação imediata, em tempo suficiente para garantir a
segurança dos apoios da ponte.
A decisão da construção dessas defensas
flutuantes considerou a garantia que nenhuma balsa ou comboio de balsas possa
atingir os pilares diante de um acidente, pois as defensas mantém a mesma
altura de flutuação e com sua forma contínua manterão a proteção dos apoios
mesmo com a danificação após o impacto. "Todas as quatro pontes da Alça
Viária terão o mesmo sistema de defensas, que impedirá que novos acidentes,
como o que derrubou a ponte rio Moju e danificou a ponte Moju Cidade, voltem a
acontecer. Essa é uma determinação do governador Helder Barbalho para garantir
a segurança do complexo viário da PA 483", disse Pádua
Relembre o caso
A ponte rio Moju teve 268 metros
demolidos em 6 de abril passado após o impacto de uma embarcação clandestina
que navegava no local. A ponte está sendo reconstruída em um prazo recorde de
pouco mais de sete meses, fazendo a religação da principal alça rodoviária do
norte do Brasil. A ponte Rio Moju faz parte do complexo de 4 pontes da Alça
Viária da região Metropolitana de Belém, que liga Belém (capital do Estado) ao
Sudeste do Estado.
Grande desafio
A obra de reabilitação da ponte Rio Moju
enfrentou muitos desafios desde abril, quando foi derrubada. A solução de
engenharia para a reabilitação da alça viária para atender a exigências de
navegação da região foi a construção de um trecho estaiado de 268 metros de
comprimento, com um mastro central que suporta o tabuleiro com 40 cabos estais,
com cordoalhas de aço de alto desempenho.
A obra de reconstrução da ponte iniciou
em 20 de junho, pois o grande desafio para início da obra foi a limpeza dos
escombros do fundo do Rio Moju, necessária para a cravação das 45 estacas
metálicas de 1,2 metro de diâmetro, a 55 metros de profundidade no fundo do rio
para suportar o mastro da ponte, com 95 metros de altura.