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Crédito: SEJUDH / ASCOM |
Na manhã desta quarta-feira (15), o
Procon Pará, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos
(Sejudh), em parceria com o Instituto de metrologia do Pará (ImetroPará),
iniciaram uma análise no processo de registro de consumo de energia elétrica
após denúncias feitas pelos consumidores, sobre o aumento do valor cobrado nas
contas pela Equatorial Energia.
No primeiro momento, equipes do
Instituto mostraram para os agentes fiscais da diretoria de proteção e defesa
do consumidor como funciona a verificação de medidores, o processo de captação
do uso de energia e a perícia que pode ser feita sobre o funcionamento em cada
equipamento, já que para se pagar um valor maior, é necessário que tenha um
registro comprovado do aumento de consumo do local.
"Estamos recebendo muitas denúncias
sobre o preço abusivo que está sendo cobrado na conta. Então, decidimos
trabalhar em parceria para que a gente possa constatar se está havendo
abusividade por parte da concessionária ou se, de fato, os consumidores vêm
utilizamos mais energia, o que acaba encarecendo na hora de pagar",
declarou o coordenador de fiscalização do Procon Pará, Renan Lobato.
Para o diretor técnico do ImetroPará,
Jayme Canto, é muito importante a parceria para demostrar transparência a todos
os envolvidos na relação de consumo. "Todos os equipamentos utilizados na
medição de energia elétrica passam, obrigatoriamente, por verificação inicial
do Inmetro e recebem o lacre de conformidade, podendo sofrer nova verificação
para assegurar o seu correto funcionamento. É de grande importância que o
instrumento esteja legalizado e funcionando de forma correta, já que, em caso
de alteração o consumidor ou a concessionária pode ser prejudicado",
frisou o diretor.
O consumidor que estiver em dúvida sobre
o serviço de medição tem o direito de solicitar perícia na concessionária, no
ImetroPará ou no Procon Pará. "É um direito do consumidor pedir uma
revisão no medidor para ter a certeza que está funcionando corretamente e não
está sendo lesado. Estamos aqui para atendê-los e orientá-los da melhor forma
para que qualquer transtorno seja evitado", declarou o diretor do Procon
Pará, Nadilson Neves.
Denúncias - A diretoria de proteção e
defesa do consumidor reforça a importância dos consumidores, que estiverem se
sentindo lesados em denunciar com registros dos valores de contas anteriores.
Basta ligar para o disque-denuncia (151), telefone fixo 3073-2827, pelo e-mail
proconatend@procon.pa.gov.br ou ir até a sede que fica localizada na Trav.
Lomas Valentinas, n° 1150, no bairro da Pedreira, em Belém.