Menos invasivo, saiba como é feita a cirurgia de pedras dos rins a laser



  
Conhecido popularmente como pedra nos rins, o cálculo renal é o acumulo de substâncias não excretadas no trato urinário e nos rins, que se cristalizam com o tempo, formando pedras. E um dos principais sintomas é a dor constante.
  
Marcus Oliveira, cirurgião e urologista do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), conta que tempos atrás as pessoas que sofriam com pedras nos rins tinham apenas duas opções para solucionar o problema. 

“Elas expeliam naturalmente e sofriam com a dor ou eram submetidas a cirurgia de cálculo renal tradicional, um método invasivo, realizado por meio de um corte”, explica.

 Porém, o avanço da tecnologia tem permitido benefícios para a saúde do paciente. “A cirurgia a laser é menos invasiva para o tratamento de cálculos renais e ureterais altos, com elevado índice de sucesso na fragmentação dos cálculos”.
  
No HCO, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, o procedimento proporciona uma recuperação mais rápida e período de internação reduzido.
  
"Por meio de um endoscópio fino e flexível, é possível identificar o cálculo e fragmentá-lo com o uso de energia a laser, que propicia maior êxito, assim como a redução de complicações, proporcionando uma recuperação cirúrgica muito mais rápida", comenta o especialista.
  
Como evitar a formação dos cálculos?

 Além da opção da cirurgia a laser, é recomendado aos pacientes que mantenham um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada.
  
Sendo o ideal, que as pessoas que tenham predisposição às crises renais investiguem com um urologista especialista, a causa dessa formação, para evitar que isso aconteça novamente.
  
O Hospital 5 de Outubro dispõe do serviço de urologia e a consulta com o especialista  pode ser agendada pelo telefone: (94) 3358-1211, de segunda a sábado, das 7h às 19h.