Escolas de Belém vão receber o Sarau Literário da IOE e Secult



A Imprensa Oficial do Estado (IOE), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) vai realizar mais um Sarau Literário durante a XXI Feira Pan-Amazônica do Livro. Os Saraus serão realizados no Teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará, nesta segunda-feira 29 de maio; na Escola Cristã do Bengui, no dia 30; na Escola Municipal Álvaro Adolfo, no dia 31 e na Associação e Escola Lar de Maria, no dia 2 de junho. O evento vai contar com a presença dos escritores Alexandre Guarnieri, Márcio Vassalo e Bia Bedran.

A culminância do Sarau será no dia 1º de junho, na Arena das Artes, auditório Dalcídio Jurandir, na Feira do Livro, quando será apresentada uma versão resumida do que foi mostrado nas escolas, com exceção das atividades desenvolvidas na Escola e Associação Lar de Maria.

A coordenadora do projeto Livro Solidário, Carmen Palheta, explica que as escolas receberam com antecedência os livros dos autores indicados para o Sarau, para que os professores pudessem desenvolver atividades livres com os alunos, baseadas nas obras indicadas, e na biografia do autor. “Nossa equipe fez todo um trabalho de pesquisa prévia sobre a vida e obra dos autores indicados pela Secult, que foi enviado para cada escola e entidade participante do Sarau”, informou Palheta.

A Unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) vai trabalhar a obra do escritor Alexandre Gaurnieri, cujo resultado será apresentado no dia 29 de maio, às 9h, no Teatro Margarida Schivasappa, da Fundação Cultural do Pará. O livro indicado foi "O Corpo de Festim". "O autor estará presente para conferir o resultado da leitura de sua obra", confirmou Carmen Palheta.

“O corpo é a figura principal do livro de Guarnieri, o qual será adaptado para a realidade dos adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas na Fasepa. Com isso, o tema central deste sarau ficou denominado como ‘Corpo poético’", explicou Marta Santos, coordenadora da Ação Talentos, do Espaço Apoena, da Fasepa.

“Trabalharemos encenação teatral, musicalização, declamação de poesias e interação com o público presente. O nosso objetivo é que possamos retratar o trabalho que a Fasepa realiza, como coordenadora e executora da política estadual de atendimento aos adolescentes e jovens em conflito com a lei, através das atividades educativas, culturais e artísticas, como estipuladas no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo”, pontuou Santos.

No dia 30 de maio será a vez da Escola Cristã do Bengui mostrar o resultado da leitura da obra "A Professora Encantadora" ao escritor Márcio Vassalo, que vai acompanhar a produção dos alunos, que devem apresentar diversas atividades baseadas no livro.

A Escola Municipal Álvaro Adolfo vai participar pela primeira vez do Sarau Literário, no dia 31 de maio. Os alunos estão desenvolvendo atividades tendo como inspiração o livro “Minha Princesa Africana”, do escritor Márcio Vassalo, que estará presente no evento. “Fizemos uma canção estilo Pop Rock baseada no livro. Como se trata de um romance, encenaremos as personagens ao telefone exatamente como conta a obra, e ainda haverá no ambiente escolar onde o autor vai circular, imagens em papel machê idêntico ao exposto na obra. Dançaremos e brincaremos de fazer perguntas para o autor”, contou o professor Carlos Adrião.

A série de Saraus encerra no dia 2 de junho, na Escola e Associação Lar de Maria, com a participação da escritora e cantora Bia Bedran. Os alunos vão apresentar atividades baseadas nos livro "O Palhaço Biduim" e "A Menina e o Anel".  

Serviço:
Sarau Literário
Dias: 29,30 e 31/05 e 2/6
Locais: Teatro Margarida Schivasappa, Escola Critã do Bengui, Escola Municipal Álvaro Adolfo e Escola e Associação Lar de Maria.
Hora: das 9h às 11h.
Entrada franca.