Semana Nacional da Agricultura Orgânica começa programação




A Comissão Nacional da Produção Orgânica no Pará, constituída por representantes de diversos órgãos, entre os quais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), elaborou uma programação referente à Semana Nacional da Agricultura Orgânica, com uma ação de mobilização na Praça Brasil para divulgar os eventos da semana, e se encerrará na sexta-feira, 2 de junho, com uma manhã de palestras, no auditório Janary Valente, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na Avenida Almirante Barroso.

A programação inicia nesta segunda-feira, 29, com palestra para estudantes de nível superior de algumas instituições de ensino no auditório Janary Valente; e prossegue com visitas de representantes de instituições às unidades produtivas na Região Metropolitana de Belém, para conhecimento de atividades produtivas em Organizações de Controle Social (OCS) registradas (30/05); visitas de estudantes de nível superior às unidades produtivas na Região Metropolitana de Belém, para conhecerem atividades produtivas em Organizações de Controle Social (OCS) registradas (31/05); mostra gastronômica orgânica, no Ver-o-Rio, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Abrasel; e o encerramento, no dia 2 de junho, com uma manhã de palestras.

A primeira palestra do dia 2 será “Agricultura Orgânica: Princípios e Desafios”, proferida por Affa Kepler José Braun Guimarães, do Mapa; a segunda será “Agrotóxico, Saúde Humana e Ambiente”, proferida por Affa Pedro Paulo Mota, do Crea/Pa; a terceira será “Histórico das OCS Pará Orgânico e seus Desafios”, por Danilo Lima Marques, do Pbic/Fapespa/Ufpa; e a quarta e última palestra será “Ater e Produção Agroecológica, Oportunidades e Desafios”, proferida por Raimundo Nonato Ribeiro, engenheiro agrônomo da Emater-Pará.

A Comissão Nacional da Produção Orgânica no Pará acompanha o Circuito Anual das Feiras de Produtos Orgânicos em Belém; percorre pontos de comercialização nas praças Batista Campos e Brasil (às quartas, de 7h às 12 horas), no shopping Grão-Pará, aos sábados (de 9h às 14 horas), e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), na última sexta-feira do mês (de 8h às 12 horas).

O Circuito Anual das Feiras de Produtos Orgânicos oferece diversidade de produtos e se estabelece pela interatividade entre produtor rural e consumidor urbano, sendo mais um canal que diminui a cadeia de intermediação e ajuda na redução de preços, além de fornecer alimentos saudáveis.

O engenheiro agrônomo da Emater, Raimundo Ribeiro, destaca que os alimentos orgânicos “têm mais credibilidade, pois permitem que os consumidores saibam a procedência”. Segundo ele, “esses alimentos são direcionados às pessoas que buscam uma alimentação saudável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.

Ribeiro destaca que os pequenos produtores são os que mais procuram a Emater para aprenderem algum método de produção de alimento saudável. E que “a conscientização dos agricultores diminui a exposição deles ao risco de contaminação com agrotóxicos”, e também beneficia a sociedade, “pois diminui o consumo de alimentos com produtos químicos”.


Ele lembra que a Feira de Produtos Orgânicos é realizada desde 2012, e que os produtores cadastrados junto ao Ministério da Agricultura são acompanhados e fiscalizados, “dando mais qualidade ao trabalho de produção dos agricultores e, consequentemente, mais opções para uma alimentação saudável aos consumidores”.