Língua Portuguesa normalmente
remete, de imediato, aos livros, às aulas e aos professores que fazem parte da
trajetória escolar. Ou seja, à escrita. De fato, com as novas mídias, esta
forma ganhou espaço no dia a dia, em especial de crianças e adolescentes.
Independentemente do que falam ou como falam, estão sempre teclando nos seus
celulares, produzindo e recebendo informações a todo tempo.
Como filtrar tantas informações?
Como separar o “verdadeiro” do “falso”? De que forma identificar os tão falados
“fakes”? O que considerar para formar opinião, por exemplo, sobre o cenário
político que o País vive? Se isso já é difícil para adultos, imagina para os
jovens.
No Dia da Língua Portuguesa, que
se comemora no próximo dia 10, um bom exercício a se propor, tanto na escola
quanto na família ou em outros espaços de discussão, é uma investigação sobre
as fontes dessas informações, a lógica da organização dos veículos de
comunicação e a produção de notícias.
“Além de serem excelentes
recursos para desenvolver atividades de leitura e escrita, possibilitando o
contato com vários gêneros textuais, é importante se familiarizar com os
veículos de comunicação, seja impresso, online, TV ou rádio, e perceber como se
organizam, os recursos utilizados para chamar a atenção dos leitores, a
intenção das manchetes, das fotos e das chamadas”, avalia a especialista em
Educação da Fundação Itaú Social, Sonia Dias.
Para estimular o debate e ajudar
os jovens a ter critérios na hora de interpretar e absorver informações, a
Fundação Itaú Social, por meio da plataforma Educação & Participação,
propõe alguns roteiros de oficinas. Uma delas é “A comunidade na primeira
página” (https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/a-comunidade-na-primeira-pagina/):
-- reúna alguns jornais diários,
de grande circulação, publicados durante uma semana, e também jornais do
bairro. Converse sobre a função deles e os assuntos que retratam;
-- fale sobre os hábitos de
leitura: há jornais em casa? Preferem rádio, TV ou internet? Quais assuntos
despertam interesse? Quais os sites mais visitados?;
-- Desafie-os a desvendar a
organização dos veículos de comunicação: como ocorre a divisão dos assuntos por
editorias (esporte, turismo, policial, política, entretenimento, economia), o
que aparece diariamente ou só uma vez por semana (seções, cadernos);
-- Explore com eles a primeira
página e sua função de eleger os assuntos mais importantes e de chamar a
atenção dos leitores;
-- Mostre a diferença de
abordagem dos jornais de bairro. Estimule-os a procurar o site para obter
informações sobre sua proposta, abrangência, equipe de profissionais,
periodicidade, área de circulação;
-- Se for possível, agende uma
visita à redação e entreviste um dos profissionais sobre como funciona o
processo de produção e distribuição, a relação do editorial com o comercial,
como o veículo está se adequando à era digital. Perguntas não vão faltar...
-- A partir de todo esse trabalho
de pesquisa e observação, simule uma redação de jornal para construir um
exemplar e editar a primeira página. Em grupos, escolham os assuntos para cada
editoria, os fatos mais importantes para constituir as manchetes, as fotos que
a acompanharão, as chamadas de capa, o tipo de letra para os destaques, etc;
-- No final, promova uma boa roda
de conversa voltando ao debate dos critérios de construção da uma informação de
qualidade, a partir da consulta de fontes confiáveis e da investigação dos
fatos.
Além do exercício de leitura e
escrita, a atividade contribui para a percepção de que todos têm
responsabilidade sobre o que dissemina.
Conheça outras propostas de
oficinas de Leitura e Escrita no link:
https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/?categoria=leitura_escrita.