Prefeitura de Belém anuncia obras no Palacete Bolonha





O prefeito Zenaldo Coutinho assinou no início da noite desta segunda-feira, 2, no Gabinete Municipal, ordem de serviço (OS) para reforma do Palacete Bolonha, prédio histórico do município de Belém.

Participaram do ato de assinatura o presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas; o diretor de Obras Civis da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Reinaldo Leite; a diretora de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Tainá Arruda; e representantes da empresa Multisul, responsável pela obra.

Reforma - O Palacete Bolonha receberá serviços de pintura e reforma nos pisos e paredes do prédio, mantendo a originalidade, além da troca de toda da parte elétrica e reforço na estrutura. "O Palacete Bolonha é uma representação da nossa história e arquitetura. Um patrimônio cultural de Belém que vai receber restauração", comentou Zenaldo.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 5 milhões e tem prazo de duração de 12 meses. Durante a assinatura da OS, o prefeito de Belém ressaltou as obras que estão sendo realizadas em áreas históricas do município. "Já estamos em obras nas praças Dom Pedro II, do Carmo, do Relógio, das Mercês, além do Solar da Beira e do Ver-o-Peso", destacou.

Patrimônio - O Palacete Bolonha, localizado na avenida Governador José Malcher, foi inaugurado em 1905 pelo arquiteto Francisco Bolonha, que projetou a estrutura para a esposa. O prédio tem estilo neoclássico, art noveau, barroco e rococó e possui um valor histórico para o município. Por se tratar de uma estrutura tombada, a obra será acompanhada e fiscalizada por engenheiros da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e fiscais da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

"O prédio é um patrimônio da nossa cidade e será transformado em uma casa museu e em um espaço de exposição para os arquitetos de Belém", explicou Tainá Arruda, diretora de patrimônio da Fumbel.