Moradores da área de atuação do Promaben aprendem Técnicas de Rádio

  

 A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), vai preparar jovens do bairro do Jurunas em Técnicas de Rádio. A oficina de Técnica de Rádio será nos dias 13, 14 e 15 de junho, no auditório da Unidade Coordenadora do Programa, que fica na Avenida Bernardo Sayão, 3224, no bairro da Condor. A oficina será voltada para jovens entre 18 e 29 anos.

 A oficina será ministrada pela radialista e jornalista Bebel Chaves, que durante 20 anos apresentou o Jornal da Manhã, da Rádio Cultura FM, e hoje produz e apresenta os programas “Cafezinho”, “Jazz e Outras Bossas” e “Brega Show” na Rádio Unama. Para ela, repassar seus conhecimentos aos jovens é uma experiência nova. “Apesar da Internet, o rádio ainda é atrativo, a depender de como é utilizado. A ideia é levar para os jovens um olhar mais apurado da ferramenta e a importância dele na sociedade, além de ensinar também um pouco sobre o uso da linguagem do rádio”, conta a radialista. 

Os alunos terão 20 horas de aulas para conhecer sobre técnicas básicas de comunicação radiofônica; para criar e produzir programas de rádio; elaborar roteiros e promover a gravação de programetes, contendo animações, vinhetas e efeitos, captação e edição de áudio. Os participantes também serão estimulados a escolher temas de interesse da comunidade dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, além de criar possibilidades nas redes sociais, produção de podcast e divulgação na comunidade.

 Além das aulas práticas a oficina terá um radialista convidado para conversar sobre a prática e o mercado na área e ele poderá ser convidado a gravar, junto com a turma, vinhetas para os programetes que serão produzidos pelos participantes, que serão orientados a definir os temas dos programas de rádio que querem produzir, entrevistar pessoas para esses programas e a montar o roteiro. O material será editado na sala de aula com a participação dos alunos. No final da oficina será feita uma visita a um estúdio de rádio.