Congresso em Belém abordará avanços na prevenção e tratamentos nas áreas de ginecologia e obstetrícia

  

Serão abordados temas como hemorragia pós-parto; anemias; sangramento uterino anormal; eclampsia; prematuridade; restrição de crescimento fetal; câncer do colo uterino; doenças do trato urinário; contracepção; transtornos da menopausa; entre outros.

 Nesta sexta-feira,10, e sábado, 11, será realizado em Belém o XXIV Congresso Paraense de Ginecologia e Obstetrícia, com participação de renomados especialistas do Pará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraíba. O evento é uma realização da Associação Paraense de Ginecologia e Obstetrícia (APGO), entidade sem fins lucrativos, de caráter científico, presidida pela médica ginecologista e obstetra, Valéria Pontes.

 De acordo com ela, o congresso tem o objetivo de trazer informações atualizadas da área médica, filtradas e selecionadas por professores especializados, e apresentá-las aos profissionais médicos, para que possam, por meio desses novos conhecimentos, oferecer aos seus pacientes a excelência em atendimento.

 

O congresso é destinado principalmente a médicos ginecologistas e obstetras, bem como a residentes em formação e estudantes de medicina. Este ano, as inscrições foram abertas também para profissionais da fisioterapia e enfermagem que atuam no atendimento multidisciplinar da saúde feminina. 

Temas relevantes que serão abordados

 Segundo Valéria Pontes, nos últimos anos, houve um aumento nos índices de mortalidade materna no Pará, e piorou durante a pandemia da covid. A doença foi responsável por muitas óbitos, pois restringiu o acesso ao pré-natal e ao rastreamento e prevenção do câncer de colo uterino e mamário. Dentro desse contexto, serão abordados temas como hemorragia pós-parto; anemias; sangramento uterino anormal em várias etapas da vida da mulher; eclampsia; prematuridade; restrição de crescimento fetal; câncer do colo uterino; doenças do trato urinário; contracepção; transtornos da menopausa; entre outros.

 Palestrantes e conferencistas 

O congresso contará com a participação de professores renomados, que atuam nas melhores universidades do Brasil e que são referências nos assuntos que irão explanar. Dentre estes, destacam-se o presidente das Federações Brasileiras de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dr. Agnaldo Lopes; o presidente da Associação Brasileira de Climatério (Sobrac), Dr. Rogério Bonassi; o presidente da Sociedade Brasileira de Uroginecologia e Assoalho Pélvico (Uroginap), Dr, Luiz Gustavo Brito; a fisioterapeuta Elizabeth Ferreira (USP /SP); a ginecologista Mariana Seabra (UFMG/MG); a ginecologista oncológica Wanuzia Miranda (PB), o ginecologista  Ricardo Bruno (SP), a mastologista Cynthia Lins (PA), o ginecologista  Arivaldo Meireles (vice-presidente da APGO), entre outros.

 Serviço: O congresso será realizado no auditório do Belém Hall ( Rua Antônio Barreto, 1176 - Umarizal), nos dias 10 e 11 de junho, das 08h às 18h. Mais informações: https://doity.com.br/apgo.