Cidadania e agricultura urbana unem Embrapa e Emaús em Belém




A Embrapa Amazônia Oriental e o Movimento República de Emaús inauguram nesta terça-feira (26) seu primeiro projeto de parceria que pretende levar, por meio da educação cidadã e técnicas agrícolas, a promoção da inclusão social e produtiva dos jovens atendidos e suas famílias, com a produção de hortas, alimentação saudável e a arborização da sede e da comunidade do entorno.

A apresentação do projeto aos adolescentes ocorrerá às 9 horas, na sede do Emaús, no bairro do Bengui, unindo o melhor das duas instituições, com intervenção didática dos palhaços e o convite a conhecer um pouco da agricultura urbana e demais técnicas que serão desenvolvidas no centro.

O projeto tem um nome grande “Transferência de tecnologias e estratégias didático-pedagógicas para formação cidadã e educação ambiental”, assim como são grandes as expectativas de realização. Durante um período de cinco anos, técnicos da Embrapa e a equipe do Emaús promoverão entre os jovens e seus familiares, cursos de qualificação profissional em atividades vinculadas à agricultura e silvicultura urbana e periurbana, como as hortas e fruticultura, o consumo de alimentos saudáveis, além de ações de arborização urbana, que favorecerão o conforto térmico e bem estar no entorno da área do Movimento de Emaús.

O Emaús está localizado em uma área total de 7 mil metros quadrados, onde serão instaladas hortas, viveiros de mudas de hortaliças e arvores frutíferas e florestais. Atualmente atende cerca de 700 crianças e adolescentes, entre os cursos de arte-educação e profissionalizantes.

A expectativa do projeto é capacitar parte desses jovens e seus familiares, na perspectiva não só de geração de emprego e renda, mas de segurança alimentar, oferecendo alimentos saudáveis cultivados no local. Além das hortas, serão instaladas unidades demonstrativas e vitrines tecnológicas, que já estão em construção, as quais servirão e modelos que podem ser copiados pelos futuros agricultores urbanos ou desenvolvidos nas escolas e comunidades do entorno, interessadas nas tecnologias.

O projeto é fruto de recursos de emenda parlamentar e conta ainda com um conselho consultivo formado por Embrapa, Emaus, UFPA, Sedap, IFPA, Emater e Ufra.

Serviço: Aula inaugural do projeto “Transferência de tecnologias e estratégias didático-pedagógicas para formação cidadã e educação ambiental”
Data e hora: 26/02 às 9h
Local: Movimento de Emaús, na Rua da Yamada, 17, bairro do Bengui.
Assessoria de imprensa: Kélem Cabral - 9 9144-0125