Gestores escolares e professores dos 144
municípios do Pará estarão em Belém nesta terça-feira (26) para discutir a
implementação do documento curricular da educação infantil e ensino fundamental
do Estado. O evento Diálogos Circulares: I Encontro Formativo de Professores da
Educação Infantil e Ensino Fundamental de Escolas das Redes Públicas Municipais
e Estadual do Pará é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e
União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O objetivo é orientar e formar os
municípios para a devida adequação das escolas à nova Base Nacional Comum
Curricular (BNCC). A BNCC foi homologada em 2017 e, ao longo de 2018, a Seduc
trabalhou em uma proposta única de documento curricular (DC) para o Estado. O
documento foi amplamente discutido por especialistas e recebeu propostas em
consulta púbica. Já em 2019, o DC será utilizado para formação continuada e
assessoramento aos municípios que ainda não aderiram à nova proposta.
Segundo a Seduc, 115 municípios
paraenses já assinaram o acordo de cooperação técnica e o restante tem até 2020
para se adequar. Durante o evento, haverá coleta de subsídios
teórico-metodológicos a partir da socialização de saberes e experiências
pedagógicas, desenvolvidas por educadores das redes públicas municipal e
estadual. O resultado desse diálogo servirá de base para a elaboração dos
cadernos pedagógicos.
A BNCC é o documento norteador da
educação básica e fundamental e tem como principal diretriz a definição do
currículo escolar com abordagem da realidade local. Com base nessa diretriz, o
documento estadual definiu como princípios norteadores dessa política o
respeito à diversidade cultural amazônica.
No caso da educação infantil, os
currículos devem ter como ponto de partida as crianças e suas especificidades
para que estas possam usufruir de suas infâncias (a criança do Campo das Águas
e Florestas, a criança indígena e a quilombola). No ensino fundamental, as
áreas de conhecimento (matemática, linguagens, ciências humanas e ensino
religioso) devem interagir com outros componentes curriculares, como o espaço e
o tempo, valores à vida social e cultura.
O que é a BNCC – É um documento de
caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos
devem desenvolver ao longo da Educação Básica – de forma progressiva e por
áreas de conhecimento. Ela é portanto, uma referência nacional e obrigatória
para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos
estados, do DF e dos municípios e das propostas pedagógicas das escolas. A BNCC
soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação
humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e
inclusiva
A BNCC é o ponto de partida para a
construção de um currículo, ao organizar e articular as habilidades a serem
desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Seu foco está em “o que ensinar”. A
parte do “como ensinar”, que também compõe um currículo, não está no documento.
Isso fica a cargo de redes, escolas e professores. O objetivo é que cada rede
acrescente ao currículo elementos relacionados à realidade local. É a chamada
parte diversificada, com conteúdos que abrangem as características regionais da
sociedade, da cultura, da economia e dos próprios alunos.
Todas as escolas de todas as redes de
ensino do estado, tanto escolas públicas quanto privadas, são o público-alvo da
Base. O documento curricular do Estado
tem como objetivo geral reorientar e definir princípios e diretrizes gerais
para as escolas do Estado do Pará, sinalizando percursos de aprendizagem e
desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação básica capazes de garantir
os campos de experiência e as aprendizagens a serem vivenciadas para a Educação
Infantil e o Ensino Fundamental.