Mutirão concilia ações de banco


Cinquenta processos estão agendados na 1ª Pauta Concentrada do ano em ações que envolvem o Banco do Brasil. O mutirão será realizado nestas segunda-feira, 25, e terça-feira, 26, pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc/Famaz, que tem à frente a juíza Ana Patrícia Alves Fernandes. Serão 30 audiências de processos programados no primeiro dia e 20 no segundo.

Os processos foram previamente selecionados pelo Banco do Brasil. As partes foram intimadas pelo Diário de Justiça Eletrônico e pelo envio das cartas convites. A estrutura para as audiências de conciliação será composta por cinco mesas de negociação compostas pelas partes interessadas e pelos mediadores judiciais do Cejusc/Famaz.

Para o mês de março, estão previstas 64 sessões de mediação designadas pelo Cejusc/Famaz e Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Instituição. No dia 13, ocorrerão as sessões de mediação com as partes interessadas do programa Linha Direta Celpa. A proposta do programa é que o consumidor que apresente demanda pré-processual no Cejusc/Famaz, obtenha a resolução do conflito em até 45 dias. Caso persista o problema com o consumidor, uma audiência de conciliação deverá ser agendada.

O objetivo é agilizar o atendimento das demandas dos consumidores e diminuir a judicialização dos conflitos. Os consumidores que se dirigirem ao Cejusc/Famaz serão atendidos pelos alunos e voluntários do NPJ da Instituição que farão atendimento inicial e da demanda. Os casos em que os consumidores necessitarem de audiência de mediação, as partes serão notificadas por meio de contato telefônico ou carta convite.

O 2º Mutirão de Pauta Concentrada com demandas processuais do Banco do Brasil está agendado entre os dias 25 e 29, no qual as partes serão intimadas para participarem das audiências de conciliação.