Segurança I Carnaval da Aldeia Amazônica



Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro ocorrem os desfiles das escolas de samba de 1º e 2º Grupo, na Aldeia Amazônica Davi Miguel, em Belém. Para esse período ocorrerá uma operação integrada, envolvendo órgãos municipais e estaduais.  No dia 2 de março ocorrerão os desfiles dos blocos de empolgação, quando haverá o reforço do efetivo na área.

Pontos de Bloqueios - Para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões algumas vias serão bloqueadas para a circulação de veículos. O fechamento inicia partir das 18h e permanecerá até às 6 h do dia seguinte, nos três dias de desfiles. A interdição ficará a cargo da Superintende Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) com apoio do Departamento de Trânsito (Detran), Guarda Municipal de Belém e Polícia Militar . Os 21 pontos que serão bloqueados são:

Avenida Pedro Miranda - Esquina com as travessas Angustura, Lomas Valentina, Enéas Pinheiro, Pirajá e Perebebuí e Alferes Costa.

Avenida Marquês de Herval - Esquina com as travessas Lomas Valentinas, Enéas Pinheiro, Pirajá, Perebebuí, Alferes Costa, Dr. Freitas, Passagens Itamarati, Joana D'arc, D’ Hotel, Santo Antônio.

Avenida Antônio Everdosa - Esquina com as travessas Lomas Valentinas, Enéas Pinheiro, Pirajá, Perebebuí, Alferes Costa, além das passagens Frederico Francês, D'hotel.

EFETIVO

Polícia Militar - Nos três dias de folia, aproximadamente 600 policiais militares estarão atuando em ações preventivas e de repressão, caso haja necessidade, divididos em dois turnos. Durante todo o período serão empregadas 50 viaturas quatro rodas, incluindo da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), 20 motocicletas diárias, além do policiamento a pé.

Corpo de Bombeiros Militar - 26 bombeiros, divididos em dois turnos, a pé e somados aos 13 que estarão em três viaturas, sendo uma de resgate, uma de salvamento e uma de incêndio.

Polícia Civil - A Delegacia de Polícia da Pedreira será reforçada com dois escrivães, dois policiais civis e dois investigadores para procedimentos.

No local do desfile haverá três policiais da Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e quatro Delegacia de Polícia Administrativa (DPA).

Atendimento pré-hospitalar - O evento contará com dois posto de atendimento da Sespa no local para auxilio imediato em casos de urgência e emergência, que ficaram localizados nas duas extremidades da Aldeia Cabana. Cinco profissionais estarão disponíveis em cada posto para prestar assistência. Além disso, duas ambulâncias do SAMU, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel) e uma Unidade de Serviço Básico, estarão de prontidão na UPA da Sacramenta e Palácio do Governo, em casos de ocorrências que necessitem o transporte do paciente. O Corpo de Bombeiros também estará presente com duas unidades de resgate.


O Carnaval em Belém e Distritos tem como marca registrada o famoso Concurso de Escolas de Samba e Blocos de Empolgação, promovido todos os anos pela Fundação Cultural do Município de Belém - FUMBEL, que dá a tônica dos Desfiles de Fantasias e Alegorias.

Este ano, os Desfiles do Concurso Oficial, serão realizados nas seguintes datas e locais:

BELÉM:
Local - Aldeia Amazônica - Espaço Davi Miguel
Dia 22/02 (sexta-feira) , a partir das 19:00h - Desfile das Escolas de Samba do 2° Grupo;
Dia 23/02 (sábado), a partir das 19:00h - Desfile das Escolas de Samba do 1° Grupo (Grupo Especial);
Dia 24/02 (domingo) , a partir das 18:00h - Desfile das Escolas de Samba do 3° Grupo (Grupo de Acesso) e
Dia 02/03 (sábado seguinte), a partir das 19:00h - Desfile de Blocos de Empolgação dos 1° e    Grupos.


CARNAVAL NOS DISTRITOS
Para proporcionar diversão com segurança durante os desfiles das escolas de samba de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, marcados para os dias 1, 3 e 5 de março, respectivamente, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), da Prefeitura de Belém e dos distritos definiram estratégias de ações policiais. A programação integra o calendário oficial do Carnaval de Belém.

Icoaraci – Neste distrito as escolas de samba desfilarão na avenida Berredos. Atuarão no policiamento mais de 230 militares, sendo 149 PMs, 60 guardas municipais, quatro agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e 20 bombeiros militares, além dos que estarão em três viaturas, sendo uma de incêndio e duas de salvamento. Os bloqueios das vias serão feitos por agentes da Semob, nos locais de concentração, ou seja, no início da avenida Berredos e término na avenida São Rocque, a partir de 17 horas.

Mosqueiro – Mais de 100 agentes de segurança atuarão nas ações preventivas e de repressão. Serão destacados 30 PMs, 45 guardas municipais, 10 agentes da Semob e 20 bombeiros militares, além dos que estarão atuando em uma viatura de resgate e outra de salvamento. A concentração ocorrerá na rua Eurico Romaris, com apresentação do desfile na rua Camilo salgado e dispersão na rua Rodrigues Apinagés (rua da Celpa), com previsão de início às 18h. As vias interditadas serão da concentração e dispersão.

Outeiro – Farão a segurança em Outeiro cerca de 150 agentes de segurança. Serão 76 policiais militares, divididos em dois turnos, em viatura e a pé; 60 guardas municipais de Belém, oito agentes da Semob e 10 bombeiros militares, além dos que estarão sendo destacados em uma unidade de resgate.

A concentração ocorrerá na rua N. S da Conceição com Mangueiras. O desfile será feito dentro do estacionamento da Água Boa e a dispersão na avenida Paulo Costa. O evento iniciará às 19h e às 17h as vias principais serão bloqueadas (avenida Paulo Costa, a partir da rua da Tucumaieira, e na avenida Conceição, a partir das rua da Mangueira).