Analista de Faturamento da Alubar, Larisse da Silva |
Cinco de agosto é o Dia Nacional da
Saúde. Nesta data, em que o Brasil já acumula mais de 90 mil mortes devido a
uma pandemia que não parece estar perto do fim, é necessário refletir sobre o
que cada pessoa e organização pode fazer para evitar novos casos de covid-19 e
cuidar da saúde.
Ciente de sua responsabilidade para
com os colaboradores e comunidade, a Alubar lançou uma nova campanha de
prevenção à covid-19, reforçando boas práticas e mostrando a necessidade de não
relaxar nas medidas preventivas enquanto a doença continuar em alta. Nas redes
sociais, a empresa publicou uma série de vídeos, onde os próprios colaboradores
explicam, de forma simples e educativa, como higienizar alimentos e compras,
uso correto de máscaras e álcool em gel, dicas para distanciamento social e
retorno seguro para casa após o trabalho, entre outras informações de prevenção
e conscientização.
Em um dos vídeos, a Laboratorista
Denise de Borba mostra o passo a passo para colocar e remover a máscara facial
corretamente. Ela, que trabalha na fábrica da Alubar em Montenegro, no Rio
Grande do Sul, considera que a iniciativa é importante para superarmos o
momento de pandemia. “Aqui os casos de covid-19 estão aumentando, estamos como
bandeira vermelha na classificação do Governo do Estado. A gente tem que
continuar usando a máscara, o álcool em gel, limpando as mãos. Vamos nos cuidar
porque só assim isso vai passar logo”, declara Denise.
Internamente a campanha também
envolve os colaboradores com outdoors, cartazes e mensagens na área de trabalho
dos computadores corporativos, sempre reforçando as recomendações de
autoridades de saúde e vigilância sanitária. Os mesmos vídeos lançados nas
redes sociais também são exibidos na intranet da Alubar. Além disso, a empresa
distribuiu kits para os colaboradores e suas famílias, incluindo máscaras, álcool
em gel e um jogo de tabuleiro que ensina, de forma lúdica, atitudes eficazes
contra o vírus. A Analista de Faturamento da Alubar, Larisse da Silva, disse
que quem mais gostou do jogo foi a filha Layse da Silva, de 7 anos. “Ela se
divertiu e aprendeu muito no final de semana. Agora ela sempre orienta todos em
casa, falando para usarmos máscara ao sair de casa, lavar as mãos com água e
sabão ou higienizar com álcool em gel. Ela gostou muito do jogo e agora quando
chego em casa, temos que brincar”, conta Larisse, que trabalha em Barcarena, no
Pará.
Para a Técnica de Segurança no Trabalho
Renata Pereira, que responde pela Comissão Interna de Acidentes de Trabalho
(CIPA) da Alubar, a campanha é uma forma de envolver o público interno e
externo da empresa em atitudes que melhoram a saúde, bem-estar e segurança de
todos em um momento que o risco de contágio da covid-19 ainda é grande. “A
conscientização fará as pessoas mudarem de hábitos, isso é fundamental e exige
o compromisso de cada cidadão. Assim, a população pode se proteger e também
contribuir para a contenção da pandemia”, avalia a técnica. A CIPA tem
participado ativamente no desenvolvimento da campanha da Alubar contra o novo
coronavírus.
A Gerente de Gestão de Pessoas da
Alubar, Ana Carolina Santos, alerta que não se pode confundir a retomada de
atividades não essenciais com o relaxamento nos cuidados. “É muito importante
manter todos conscientes de que a pandemia ainda não acabou. Com a reabertura
de restaurantes, bares, acesso aos balneários e retomada de atividades não
essenciais em muitos locais de trabalho, mais do que nunca é necessário tomar
medidas de prevenção. Ações que vão além do ambiente de trabalho, já que a
saúde de nosso colaborador reflete na saúde da família e de toda a sociedade”,
afirma.
A Alubar é a maior fabricante de cabos
elétricos de alumínio na América Latina, uma das maiores produtoras de
vergalhões de ligas de alumínio em todo o continente e fabricante de condutores
de cobre para todo o Brasil.