Círio de Todos os Timbres apresenta recital com Dione Colares e Paulo José Campos de Melo


 
Dione Colares se apresenta pelo projeto Círio de Todos os Timbres - Foto Agência Pará

A Catedral Metropolitana de Belém recebe nesta terça-feira, 18, às 19h, o recital de Dione Colares e Paulo José Campos Melo. A apresentação é mais uma das homenagens à Virgem Maria de Nazaré, promovida pelo projeto Círio de Todos os Timbres, do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O evento é gratuito e voltado para todos os públicos. As canções interpretadas pelos músicos são preces à Maria, compostas desde a década de 1500 até a atualidade. “Esse é um momento particular para mim. Dizem que quem canta reza duas vezes. Então esse é um tempo de elevação espiritual para mim, de agradecimento sempre”, diz Dione Colares.

A soprano é mestre em performance vocal pela Universidade de Missouri, em Columbia (EUA) e diplomada pelo Conservatório Carlos Gomes, em Belém. Em 2005, fez turnê por cinco capitais brasileiras por meio do projeto da Fundação Nacional das Artes (Funarte). No ano de 2010 foi premiada pela Funarte pelo edital de Circulação de Música Clássica, realizado com o Trio da Canção Brasileira. Atualmente é doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Desde a infância a música fez parte da vida de Dione, que atua no canto lírico por mais de 20 anos.

Na apresentação, ela estará acompanhada do pianista Paulo José Campos de Melo, formado em música na Escola Superior de Berlim. Ele já se apresentou em mais de vinte países e atuou com grandes orquestras na Alemanha, Holanda, Áustria e Dinamarca, sob a regência dos maestros Guggenberg e Bloomfeld, Neils Muss, Kasper de Rôo, e no Pará com Zen Obara e Roberto Tibiriçá.

A última das apresentações do Círio de Todos os Timbres será em 20 de outubro, às 18h, no Espaço São José Liberto. No concerto “Solo Canto para Maria”, cantores farão apresentações individuais de músicas líricas e populares direcionadas à padroeira.

Mais de 200 pessoas já prestigiaram as programações, que começaram desde 5 de outubro, com o concerto Popular, no Museu das Artes; depois vieram as apresentações artísticas e culturais, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); Saudação a Virgem de Nazaré, no Planetário; e Encontro de Corais, na Igreja de Santo Alexandre.

O coordenador do NAC, Jhonata Silva, ressalta a proposta da programação. “O objetivo do Círio de Todos os Timbres é fazer a divulgação da cultura paraense focada no Círio de Nazaré. Temos apresentações líricas, sacras, populares. É também um momento de divulgação do trabalho de artistas locais”, diz ele.

Serviço:
Duo Dione Colares (soprano) e Paulo José Campos de Melo (órgão)
Data: 18/10/2016
Hora: 19h
Local: Catedral Metropolitana de Belém, Praça na Praça Dom Pedro ll, s/n, no bairro da Cidade Velha

Apresentação do concerto “Solo Canto para Maria”
Data: 20/ 10/ 2016
Hora: 18h
Local: Espaço São José Liberto -  Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas, em Belém