Queda de 40% em doações voluntárias faz Hemopa convocar doadores de sangue


 
Doadores durante coleta de sangue no Hemopa - Foto Ascom/Hemopa

O Hemopa convoca doadores de todos os tipos sanguíneos para restabelecer o estoque de sangue, que enfrenta dificuldades com a queda de 40% do número de doações voluntárias. A redução está interferindo no atendimento integral da demanda transfusional de mais de 200 hospitais públicos e privados do Estado.

“Nunca tinha passado pela minha cabeça que um dia precisaria de sangue para sobreviver. Hoje preciso do sangue de outras pessoas. Sangue é vida”, diz a paciente Claudia Oliveira, 50 anos, que faz tratamento contra anemia ferropriva há quatro anos e há um ano é cadastrada na Fundação Hemopa. Ela é uma das milhares de pacientes internadas na rede hospitalar que sentem na pele a redução do estoque de sangue.

Esse tipo de anemia causa deficiência de ferro no organismo, levando à diminuição da produção, tamanho e teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos (hemácias). O ferro é essencial para a produção dos glóbulos vermelhos. Os níveis baixos no sangue comprometem a produção das hemácias. “Deixei o meu emprego porque não tenho condições físicas. Desmaio, fico muito cansada, não tenho ânimo e nem força para ficar em pé durante muito tempo”, conta Claudia Oliveira.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, chama atenção para a importância da parceria do corpo clínico dos hospitais em reforçar a necessidade da doação de sangue de familiares e amigos de pacientes internados. “Isso é de fundamental importância para reforço do banco de sangue. O consumo por hemocomponentes é significativo, e nenhum hospital faz reposição nem de 50% das bolsas de sangue. Esse índice precisa melhorar”, frisa, ressaltando que os voluntários podem doar no hemocentro mais próximo, tendo em vista que o Hemopa, além das duas unidades em Belém, tem unidades para coleta de sangue em Castanhal, Santarém, Marabá, Altamira, Tucuruí, Redenção e Abaetetuba.

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.