UFPA publica listão do PS 2017 neste sábado

Mais de 107 mil candidatos aguardam o resultado do concurso, que oferta 6.167 mil vagas

Começou a contagem regressiva para mais de 107 mil estudantes! O Listão de Classificados no Processo Seletivo 2017 (PS 2017) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será divulgado no próximo sábado, 4 de fevereiro. O Centro de Processos Seletivos da universidade (Ceps) já recebeu as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está processando os dados segundo os critérios de seleção adotados pela federal paraense.

Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg) e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps), explica que a cerimônia de divulgação do Listão de Classificados iniciará as 8h com a reunião da comissão responsável pelo concurso e entrega oficial do resultado ao reitor Emmanuel Tourinho. 

Transmissão deve iniciar a partir das 9h - A partir das 9h será realizada uma coletiva de imprensa no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), após a qual a relação com os nomes dos novos calouros da universidade será simbolicamente entregue á Rádio Web da UFPA e, em seguida, às demais rádios presentes. 

“A transmissão das rádios deve iniciar alguns minutos após as 9h e a partir das 10h o Listão será publicado em uma página especial disponível nos endereços www.ufpa.br e www.ceps.ufpa.br”, anuncia o presidente da Coperps.

Tão logo inicie a transmissão pelas rádios, a Universidade também publicará o Listão Impresso em seu quadro de avisos localizado em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), a fim de atender as pessoas que acompanham presencialmente a divulgação do resultado do principal vestibular da UFPA.

Vagas e concorrência - Este ano a UFPA disponibilizou 6.167 vagas em 179 cursos distribuídos por vinte municípios paraenses onde a universidade possui campi, polos ou convênios com prefeituras locais. Até o momento, 107.597 candidatos continuam na disputa por vagas, sendo 87.100 concorrendo pelo Sistema de Cotas da Instituição e 20.219 inscritos nas vagas destinadas à Demanda Aberta. Há ainda 278 candidatos inscritos para as vagas destinadas especificamente às Pessoas com Deficiência.

Pelo quarto ano consecutivo, os cursos de Educação Física (140,79 candidats/vaga) e Medicina (48,66 candidatos/vaga) são os que receberam o maior número de inscritos no PS 2017 da UFPA. O primeiro é o mais concorridos entre os que disputam vagas pelo Sistema de Cotas e o segundo entre os candidatos que não se candidataram a nenhum tipo de reserva de vagas. Porém, em números absolutos, Medicina é o curso com maior número de candidatos com 7.286 inscritos para todas as 135 vagas ofertadas.

“Desejamos calma e tranquilidade nesse momento de espera e boa sorte a todos os nossos candidatos. A UFPA espera ansiosamente por vocês”, afirma Edmar Costa em nome da universidade.

Serviço:
Listão do PS 2017 da UFPA
Realização: 4 de fevereiro no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN)
Coletiva de imprensa e entrega do listão às rádios: 9h
Publicação do resultado nas páginas da UFPA: 10h

* Assessoria de Comunicação da UFPA