Comunidade acadêmica da Uepa escolhe novo reitor nesta quinta-feira



Está tudo pronto para a conclusão do processo eleitoral da escolha do 9º reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Nesta quinta-feira, 6, mais de 16 mil eleitores – entre estudantes, servidores e docentes - irão às urnas para expressar sua vontade. Com o suporte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o pleito será 100% eletrônico. A votação será das 9h às 20h. Todos os eleitores devem portar documento oficial com foto no momento da votação, não sendo válidos crachás e carteiras expedidos pela Uepa.

As urnas eletrônicas já foram fornecidas pelo TRE, que enviará ainda um técnico e uma urna de contingência para cada uma das 69 seções eleitorais, espalhadas nos 20 campi, Planetário, Reitoria e também nos municípios de Jacareacanga e Oriximiná, para atender aos alunos e professores da Licenciatura Intercultural Indígena. Também será permitida a permanência de um representante de cada chapa nas seções.

Assim que for concluída a votação, a Comissão Eleitoral iniciará o processo de apuração, que terá a sala do Conselho Universitário (Consun) como base. A totalização dos votos terá transmissão ao vivo via internet – com apoio da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) - e os resultados devem ser divulgados pela Comissão Eleitoral no mesmo dia.

Para auxiliar na transparência do processo, a Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD) desenvolveu um website que exibirá a totalização dos votos em tempo real, dando aos eleitores informações atualizadas momento a momento. Só terão acesso à área de apuração os representantes das chapas autorizados e a Comissão Eleitoral. Entretanto, quem quiser acompanhar a totalização dos votos poderá conferir todo o processo pelo paginas.uepa.br/eleicao

Após a divulgação do resultado final do processo, a Comissão Eleitoral apresentará formalmente a totalização dos votos e a lista tríplice ao Consun, que então votará a homologação do resultado. Uma vez aprovado, o documento será encaminhado pelo presidente do Consun, o reitor Juarez Quaresma, ao governador do Pará, Simão Jatene, que terá até o dia 28 de maio – data em que finaliza o mandato atual – para fazer uma indicação entre as três chapas. A escolha do novo reitor cabe apenas ao governador, não havendo espaço para recursos.

Como forma de garantir a segurança do processo, a Uepa oficiou no dia 17 de março ao Ministério Público Estadual (MPE), solicitando acompanhamento e fiscalização de todas as fases do processo eleitoral. Tal ação auxiliará na manutenção das regras estabelecidas pelo Regimento Eleitoral e no combate de práticas que possam interferir na legitimidade do pleito. A eleição também terá o apoio da Polícia Militar (PM), que garantirá a segurança das urnas.

O período oficial de campanha terminou em 31 de março. Até o dia da votação, não é permitida a distribuição de camisas, bonés e brindes em geral; colagem de cartazes e veiculação de propaganda nos prédios da universidade; veicular propaganda que possa macular ou ridicularizar as chapas; dentre outras resoluções expressas nas Normas do processo eleitoral.