Empresa alerta para prevenção de acidentes no trabalho



Comprometimento e segurança. Esse é o tema que movimentará a 19ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da Alubar, que seguiu até sexta-feira em Barcarena. Líder na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão, a empresa terá uma ampla programação envolvendo colaboradores de todas as áreas. A iniciativa, somada às ferramentas e ações de promoção de saúde e segurança, contribuiu para a reduzir em 76% os acidentes de trabalho nos últimos quatro anos.

Durante a semana, serão realizadas palestras para todas as áreas sobre percepção de risco, blitz postural em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), ginástica laboral, desfile de EPI’s, teste de glicemia, consultas com nutricionista, além de jogos de dominó, cartas, damas, pebolim e sorteios de brindes. Também haverá apresentação da peça teatral “Quem avisa, amigo é”, “Show de Calouros” e entrega oficial das premiações aos vencedores do Concurso de Frase Sipat, Corrida Rústica e Concurso de Cartaz.

Nuremberg Soria, coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Alubar, ressalta que o comprometimento requer responsabilidade de todos. “Todos os dias saímos de casa, com o comprometimento de voltarmos para nossas famílias em segurança. É por isso que, quando se trata de segurança, principalmente a segurança no trabalho, todo empregador e todo trabalhador tem que ter o comprometimento de evitar que acidentes ocorram. Ter atos seguros no ambiente de trabalho é algo primordial para manter o equilíbrio e o bem-estar contínuo de todos”, pontua.

A fábrica tem consolidado diversas ferramentas de saúde e segurança, como: Regras de Ouro, Fique Alerta, Aponte o Risco, Análise de Perigos e Riscos, Programa de Qualidade de Vida Viva Bem, PPRA, PCMSO, além dos procedimentos protocolares de gestão de contratadas.

Este ano, a Alubar concluirá a implementação da OHSAS 18001, norma que define os requisitos para melhores práticas em saúde e segurança ocupacional. “Não se trata de mais uma certificação, mas sim de uma comprovação de que trazemos os colaboradores para trabalhar conosco e garantimos a sua volta de forma íntegra para sua casa”, destaca Soria.