Recreio de Verão oferece arte e lazer a socioeducandos do Pará




As 14 unidades socioeducativas do Pará promovem a partir desta semana o IV Recreio de Verão Socioeducativo, uma iniciativa que reúne atividades de arte, cultura, esporte e lazer para adolescentes e jovens em privação de liberdade, potencializando as atividades pedagógicas no mês de julho, durante o recesso escolar. Em Marabá, no sudeste paraense, arte-educadores e servidores do Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam-Marabá) realizam uma série de atividades e oficinas desde esta terça-feira (10).

Entre essas atividades estão jogos de futebol, futsal e vôlei, além de oficina de pipa e pintura, artesanato, ações socioambientais, teatro e panificação. A coordenadora do complexo esportivo e cultural Apoena, Marta Santos, informou que as oficinas realizadas na unidade de Marabá são uma extensão das atividades já realizadas nas unidades de Belém, com iniciativas que fortaleçam o processo de ressocialização dos jovens assistidos. “Aqui, em Marabá, estamos potencializando as atividades ao longo da semana, culminando com uma apresentação especial na sexta-feira (13), fruto das atividades realizadas ao longo da semana. Contamos com 57 adolescentes, e atividades sendo realizadas ao longo de todo o mês, um trabalho que eles gostam e se identificam”, afirmou a coordenadora.

A gestora do Ciam Marabá, Lucileia Cavalcante, destacou que a programação amplia as atividades realizadas pela equipe técnica da unidade, que despertam o interesse de todos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. “O Recreio de Verão Socioeducativo já se estabeleceu dentro da nossa rotina no mês de junho. Os adolescentes têm essa pré-disposição em participar das atividades, e têm isso garantido por lei. Isso faz com que não existam fugas na unidade, justamente por causa da garantia de direitos dentro da privação de liberdade. Isso oportuniza os adolescentes a se descobrirem na cultura e arte, além de promover o seu protagonismo”, acrescentou.

O 4º Recreio de Verão Socioeducativo prossegue até o final de julho em todas as unidades gerenciadas pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).