Começa nesta quarta-feira, 16, e vai até sexta-feira 18, no Hotel Sagres, o “I Congresso Paraense de Pedagogos”. O evento irá reunir cinco mil profissionais vindos de todo o Brasil e de outros países, que, dentre outros temas, irão discutir a “Regulamentação da Pedagogia e os Novos Desafios para a Profissão de Pedagogo”.
Promovido pela Associação dos
Pedagogos do Estado do Pará- ASSPEEPA, o Congresso trará palestrantes de renome
internacional. Dentre eles o Professor Doutor Raimundo Diniz (Educação
Quilombola: Identidade e Território Como Campos Pedagógicos); Wânia Maria
Madeira da Fonseca (¨O Projeto de lei No. 6847-2017 – Regulamentação da
Profissão de Pedagogia); II Ten Simone Rocha (A Pedagogia no Contexto Militar e
a Atuação do Pedagogo nas Forças Armadas); Deputado Federal Sérgio Vidigal
(Tramitação da PEC 70- 2015, para Pedagogos Acumularem dois cargos de Natureza
Técnico-Pedagógica), Prof. MSC. Paulo Lins (Patrimônio Material e Imaterial do
Povo Indígena – Relato de Experiência com os Povos Tembé Tenetehara); Profa.
Maria Helena Castro (Base Nacional Curricular para Educação Básica); Deputado
Federal Antônio Goulart (Projeto de Lei que Regulamenta a Profissão de Pedagogo
– PL 6847-2017); Prof. Fábio Fernandes (Neurociência e Neuroeducação na Prática
Pedagógica); Prof. Dr. Gabriel Junqueira Filho (Pedagogia e Protagonismo
Compartilhado: As Relações entre Professores, Alunos e Conhecimento).
O evento contará com a
participação dos seguintes profissionais: Administradores Escolares,
Supervisores Escolares, Orientadores Escolares, docentes em disciplinas
pedagógicas ou afins, no ensino médio bem como na educação infantil e educação
geral (séries iniciais do ensino fundamental).
Voltado para os profissionais de
Pedagogia e acadêmicos, o evento – que tem a Coordenação Geral do Pedagogo Jean
Carlos Nascimento Lobato, Presidente da Associação dos Pedagogos do Estado do
Pará -, vai permitir a troca de experiências entre todos os participantes, bem
como, incentivar a busca por conhecimentos que venham complementar melhorias e
estratégias de crescimento para o profissional de pedagogia e a melhoria da
educação.
A ASSPEEPA representa todos os
pedagogos de qualquer estabelecimento de ensino público e/ou particular, seja
na educação Infantil, fundamental, médio, superior, ou outro do ramo,
empregados nas instituições privadas, e demais empresas públicas estatais e
governamentais ao Estado do Pará, desenvolvendo suas atividades tanto com fins
a classe de Pedagogos como trabalhos sociais atendendo às comunidades carentes,
onde desde 2014 desenvolvem ações como: ações cidadania, consultas médicas,
óculos, distribuições de cestas básicas, brinquedos, kits escolares, roupas,
sapatos e utensílios.
Histórico do Profissional da
Pedagogia
O Pedagogo é o profissional que
atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Seu trabalho está
intimamente ligado ao do professor e é considerado como um apoio educacional.
Ele é especialista em educação e associa o aprendizado às questões sociais e à
realidade em que o estudante se encontra. Desta forma, o pedagogo contribui
para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do
conhecimento.
Um profissional formado em
Pedagogia pode atuar como professor dos primeiros anos do ensino fundamental.
Pode também atuar na pré-escola, como professor ou auxiliar de sala. Fora das
salas de aula, o pedagogo também encontra oportunidades de emprego em ambientes
escolares e não-escolares.Além da Pedagogia no âmbito escolar, atualmente o
papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação informal. Na realidade a
pedagogia se divide contemporaneamente em dois ramos: a PEDAGOGIA ESCOLAR e a
PEDAGOGIA NÃO-ESCOLAR.
A Pedagogia Escolar tem o olhar
para o processo formativo-educativo de ensino e aprendizagem nas Instituição de
Ensino Formal, as escolas, onde o processo ensino e aprendizagem é curricular,
ainda que complementado por atividades extracurriculares e transversalidade de
tema, voltado para a formação educativa do cidadão e do ser humano produtivo ao
mundo do trabalho.
A Pedagogia não-escolar tem o
olhar para dois processos formativos-educativos de ensino e aprendizagem: a
educação referencial-afetiva que deve ser construída pela família, nos viés da
ancestralidade, da consanguinidade e/ou da afinidade parental, e onde o
pedagogo tem papel de assessoria, consultoria, atendimento clínico individual
ou em grupo, e onde as Escolas de País tem sido uma constante, na busca da
formação básica didático-pedagógica de pais e responsáveis para bem conduzir
suas funções educativo-formativas junto aos seus filhos ou pupilos; e também o
olhar para a socioeducação, que é a educação na comunidade, no
vivido-compartilhado, no dia-a-dia, na rotina, no cotidiano, no trabalho, nas
Organizações, nas relações religiosas, enfim na vida sócio-comunitária em geral
(excluída a família e a escola).
A Pedagogia empresarial se ocupa
de conhecimentos e competências necessárias à melhoria da produtividade. As
habilidades são na qualificação, requalificação e treinamento dentro da
empresa, nas atividades como coordenar equipe multidisciplinar, gerar mudanças
culturais e acompanhar o desempenho do funcionário.
O Pedagogo social ou
socioeducador, que atua junto a organizações sociocomunitárias ou
socioassistenciais, tendo, inclusive, o pedagogo sido reconhecido como
Trabalhador da Assistência Social (S.U.A.S.) pelo CNAS – Conselho Nacional de
Assistência Social na área de gestão e operacional. O pedagogo social ou
socioeducador cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou
especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em
atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos
direitos da terceira idade.
O Pedagogo Hospitalar atende às
necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos
processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a
qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao
período antes da internação e acesso à educação.
O Pedagogo Multimeios, área em
franco crescimento e que requer o trabalho formativo-educativa de pessoas para
o ensino e aprendizagem da informática, das tecnologias, das mídias em geral.
O Pedagogo Cultural ou Arte Educador
que oportuniza o acesso à educação em arte propiciando o desenvolvimento do
pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio
de ordenar e dar sentido à experiência humana, levando o educando a
protagonizar o desenvolvimento de sua sensibilidade, percepção e imaginação,
tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as
formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes
culturas.
Há ainda espaços não-escolares
para a atuação profissional do pedagogo na área de educação para o transito,
para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação
cívica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc. Um pedagogo pode
atuar no desenvolvimento de material pedagógico para a educação infantil. Isto
compreende escrever livros didáticos e também desenvolver todo tipo de
instrumentos, brinquedos e jogos que possam auxiliar na aprendizagem do aluno.
Além de desenvolver materiais
para a educação infantil, o pedagogo pode atuar na produção de material para as
outras séries do ensino regular. Neste caso, ele irá atuar junto ao professor
da área específica de conhecimento (Português, Ciências, Matemática, etc.). O
pedagogo faz revisão de textos didáticos e orienta a organização dos conteúdos
nos livros didáticos.
Também auxilia na construção de
materiais diversificados, esclarecendo sobre o processo de aprendizagem do
aluno, como ele fará uso daquele material específico, se está de acordo com a
faixa etária do aluno e com o conhecimento que o professor deseja transmitir.
Diante deste imenso campo de
atuação o Pedagogo hoje luta por reconhecimento e regulamentação de sua
Profissão.
“A regulamentação da Profissão de
Pedagogo é uma medida de reconhecimento e inclusão de milhares de profissionais
qualificados no mercado de trabalho que representam uma área de grande
importância, especialmente na educação. Ressalte-se que, não se está discutindo
regulamentar um simples “ofício”, trata-se de uma das profissões mais
importantes no início da formação educacional das pessoas. Trata-se de uma
profissão que exige nível acadêmico completo, onde pode-se defender e lutar por
sua regulamentação, tendo em vista que haverá necessidade de qualificação
profissional específica, indispensável à proteção da coletividade e do
interesse público. Por fim, a Pedagogia é uma das áreas que mais tem crescido
no país, tornando-se uma área estratégica, por estar entre as áreas do ensino
superior responsáveis pela formação dos futuros professores”. (Câmara dos
Deputado- Projeto Lei 6847/2017- Dep. Antônio Goulart)
Com o objetivo de dar à classe
dos Pedagogos a oportunidade de tratar do assunto em foco que diz respeito a
Regulamentação da Profissão de Pedagogia e discutirmos sobre os Novos Desafios
que ao Pedagogo compete, a Diretoria da Associação do Pedagogos buscou
desenvolver um Congresso que reunisse a Classe dos Pedagogos e acadêmicos do
Curso de Pedagogia para este momento onde todos poderão se organizar e
atualizar buscando novos caminhos diante das importantes mudanças que a
profissão terá.