Cachoeira do Arari completa 185 anos

Inspiração para o livro "Chove nos Campos de Cachoeira" do escritor Dalcídio Jurandir, a bela cidade de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, celebrará 185 anos de emancipação política, nesta quinta-feira 10 de maio. Dalcídio morou toda a sua infância no município. A cidade também é o berço de uma das maiores cantoras e compositoras da música paraense, Dona Onete. Esses são alguns detalhes do município, que terá várias ações sociais, cívicas, esportivas e shows culturais, nas comemorações da data de aniversário.

A programação se inicia na noite desta terça-feira (08), com a apresentação da banda “Gilmarajoara Bruno Saudade e Cia”. A partir de amanhã, serão ofertados serviços de emissão de documentos, exames de sangue, corte de cabelo, manicure e pedicure, atendimento preventivo odontológico de crianças e até doação de prêmios serão ofertados à população. Os embalos musicais continuam até quinta-feira, 10, com as bandas “Quero Mais”, “Bruno e Trio”, além de muitos grupos locais.

Nascida e criada em Cachoeira do Arari, a secretária Municipal de Turismo e Cultura, Dilma Meireles, orgulha-se de suas raízes marajoaras e destaca uma curiosidade de sua terra natal. “O nome do meu município advém de uma precipitação das águas do Rio Arari, em forma de cachoeira, que caem bem em frente ao local onde a cidade nasceu. Até os dias de hoje, durante o período de seca do rio, a corredeira pode ser observada, mais precisamente atrás da atual Casa Municipal, sendo assim um local de visitação para os turistas”, comentou.

Incentivo ao turismo

Em fevereiro deste ano, Cachoeira do Arari subiu para a categoria D na classificação realizada pelo Ministério do Turismo (MTur), que atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Programa de Regionalização do Turismo. De acordo com a classificação do MTur, somente municípios classificados entre “A” e “D” podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Um dos seus atrativos turísticos é o Museu do Marajó, o primeiro museu interativo do Brasil. Com um acervo de peças de cerâmicas arqueológicas — que datam de 400 a 1300 AC —, artefatos de uso cotidiano, instrumentos de trabalho da população local e a reprodução de uma tradicional casa “cabocla”, o museu foi criado com a intenção de recuperar, preservar e divulgar ao mundo a cultura marajoara.

Para facilitar o acesso à cidade, o Governo do Estado entregou, em 2017, as obras de pavimentação e sinalização da Rodovia PA-154, que interliga os municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra e Santa Cruz do Arari. Com investimentos na ordem de R$ 28.432.161,01, a obra beneficiou a população local e incrementou o turismo, levando novas perspectivas de desenvolvimento para a região.

Para estimular o fluxo de visitantes ao município, Cachoeira do Arari também foi beneficiada, no ano passado, com mais uma opção de viagem segura e regularizada. A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) entregou à empresa J. B. Freitas Teixeira ME a autorização para operar na linha hidroviária Belém-Cachoeira do Arari-Belém. A lancha expressa Bianca Beatriz tem capacidade para 79 passageiros sentados, e sai de segunda-feira a sexta-feira, às 12h30, do porto de Cachoeira do Arari, em direção ao Terminal Hidroviário de Belém, em trajeto com duração de duas horas e meia. E sábados, domingos e feriados, o transporte sai 9h.

Energia firme era uma forte demanda do município, associada diretamente ao incremento do turismo como atividade econômica. Para tanto, em 2017, o governador Simão Jatene participou da inauguração da subestação da Celpa em Cachoeira do Arari. A obra faz parte da segunda etapa da conexão do Marajó ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e beneficiou quase 15 mil famílias com energia elétrica de qualidade.

Além do turismo, a economia do município se baseia na criação de gado bubalino, assim como na pesca artesanal para venda de peixes e mariscos. No ano passado, foi inaugurada a nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) de Cachoeira do Arari. Até então, a cidade tinha apenas com um posto de atendimento bancário, com o banco postal dos Correios e uma Casa Lotérica. Com a nova agência, os moradores têm à disposição a estrutura completa de um banco.