Na busca por maior agilidade e
acessibilidade nos serviços, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran)
retoma, nesta quarta-feira (2), o canal telefônico 154 para atendimento à
população. A ferramenta irá funcionar 24 horas por dia, sendo das 8h às 20h com
atendimento humano e a partir das 20h com atendimento eletrônico pela Unidade
de Resposta Audível (URA).
A medida visa dar suporte aos
usuários de todo o Estado, com informações sobre serviços de veículo e
habilitação como licenciamento, mudança de categoria, infrações ou impedimentos
administrativos, procedimentos de primeira habilitação ou renovação, além da
possibilidade de realizar agendamentos de exames médico, psicotécnico,
legislação, prático e biometria.
“O call center é somente a
primeira das ferramentas que iremos disponibilizar à população para garantir um
serviço público de melhor qualidade. Esse recurso faz parte do projeto de
Sistema Integrado de Atendimento (SIA), que prevê ainda a implantação do
atendimento via chat, e-mail, SMS e totens de autoatendimento. Será um grande
passo para a modernização da autarquia”, assegurou a diretora-geral do Detran,
Andrea Hass.
A expectativa é receber mais de
três mil ligações por dia para tirar dúvidas, orientar e apresentar os serviços
do Detran aos usuários. “O 154 é um canal de comunicação para otimizar o
atendimento em geral, evitando o deslocamento a um posto do Detran para pedir
uma informação simples ou deixar de ser atendido porque não levou os documentos
necessários. É um instrumento para aproximar cada vez mais o órgão ao público”,
avaliou o diretor da Empresa Criativa, responsável pelo fornecimento serviços
de call center, Vinicius Bastos.