Projeto Horta Sustentável incentiva a alimentação natural



Ter a possibilidade de cultivar a própria hortaliça e ainda ter uma alimentação mais saudável são algumas das vantagens de se ter uma horta sustentável. O curso de Nutrição da UNAMA-Universidade da Amazônia incentiva a prática e criou o projeto Horta Sustentável, que discute as possibilidades e estuda os benefícios de alimentos naturais à saúde.

A ideia do Projeto surgiu a partir de um relato pessoal da coordenadora do curso de Nutrição da UNAMA Ananindeua, professora Danielle Farias. “Em um cine debate sobre o documentário 'Sementes', relatei minha experiência na área de alimentação escolar em uma escola de ensino fundamental de Belém, onde criei, junto aos alunos, uma horta para melhorar o aproveitamento nutricional da alimentação oferecida. Os nossos alunos gostaram da ideia e decidimos trazer esse projeto para a universidade com o propósito de estimular os alunos da responsabilidade social com o uso de alimentos mais naturais e bom uso da terra”, contou.

Uma horta sustentável tem um conceito que deve ser encarado como um estilo de vida, de acordo com a professora. “O conceito sustentabilidade retrata os ciclos que devem se renovar sempre, fazendo com que a horta sustentável permaneça ao longo do tempo sempre ajustando as necessidades do momento. Por isso, é mais do que plantar. É uma forma de sensibilizar o cuidado com a terra, além de incentivar os hábitos alimentares mais saudáveis e economizar nas compras do mês ”, afirmou.

Os principais alimentos cultivados são temperos artesanais, hortaliças e verduras que tenham papel nutricional com propriedades também terapêuticas. “Foi feita uma pesquisa acadêmica sobre a alimentação interferindo no processo saúde-adoecimento e a aplicação do uso de alimentos mais naturais e frescos, livres de conservantes. A partir disso, os alunos estão sendo motivados a doar os materiais, participar da confecção da estrutura, que será totalmente reciclável com o uso de garrafas pet e pedaços de tubos de material PVC, além de eles serem os responsáveis diretos na hora do plantio. Também promovemos eventos regularmente para discutir a temática. O último falou sobre ‘ferramentas inovadoras para o emagrecimento saudável’ ”, explicou.