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Ponte do Rio Moju Foto: Ag.Pará |
A
equipe técnica da Secretaria de Estado
de Transportes (Setran), comandada pelo titular da pasta, Pádua Andrade, vistoriou,
junto com o presidente do Conselho Regional de Engenharia (Crea-PA), Carlos
Renato Milhomem Chaves, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Pedro
Afonso de Oliveira Almeida, especialista em estruturas de pontes e pós doutor
pela Universidade Politécnica da Catalunya, a estrutura da ponte Rio Mojú que
desabou na madrugada deste sábado (6).
A bordo de uma embarcação do Corpo de
Bombeiros, os técnicos analisaram bem de perto toda a área do acidente e
fazeram a primeira avaliação das estruturas danificadas da ponte. Cerca de 300
metros e 4 pilares da ponte, que tinha
868 metros de extensão e 23 metros de altura, caíram após um grande choque de
uma embarcação carregada com dendê.
A ponte estava em obras desde o dia 26
de fevereiro deste ano por apresentar problemas de corrosão e de desgaste em
pilares e estacas, além de uma dilatação maior do que o habitual entre dois
blocos de concreto das pistas de rolamento. O problema ocorria por falta de
manutenção e constantes choques com embarcações nos últimos anos.
Renato Milhomem relatou que na primeira
vistoria feita no início do ano, a situação era preocupante, no entanto, a
estrutura da ponte era estável. “A Setran iniciou o serviço de manutenção e a
obra estava regular perante o Crea, toda sinalizada e executada pela a empresa
do Paulo Raimundo Brígido de Oliveira, uma das maiores autoridades em
estruturas de pontes no Pará, mas infelizmente ocorreu essa fatalidade do
acidente com a balsa e a estrutura não aguentou o forte impacto, apesar de todas
as providências tomadas pelo Governo do Estado no início do ano ”, disse.
O titular da Setran, Pádua Andrade,
lamentou o acidente, principalmente pela eminência de haver vitimas fatais, e
adiantou que a gestão técnica está fazendo o diagnóstico para que o Governo
encontre a melhor solução para recuperação da estrutura da ponte. “Vamos
trabalhar para fazer um projeto correto e dar início o mais rápido possível a
obra de recuperação, mas esse momento é para fazermos diagnóstico elétrico e
mecânico para que se possa levantar se houve avarias na fundação, e
provavelmente será necessário refazer alguns pilares, inclusive, o pilar 9,
totalmente destruído. Esse diagnóstico será apresentado ao governador Helder
para que junto com a área técnica seja tomada a decisão mais acertada para a
recuperação da ponte”, destacou.
O valor estimado pelo Governo do Estado
para recuperação da ponte é de R$ 100 milhões. A ponte rio Moju faz parte do
complexo de quatro pontes localizadas na rodovia PA-483, que totalizam mais de
74 km de rodovias e 4,5km de pontes construídas para integrar a Região
Metropolitana de Belém ao interior do Estado.