Henry Burnnet faz audição ao vivo de Não Para Magoar

Músico Henry Burnett

No dia do aniversário de Belém, nesta quinta-feira, 12, a Casa do Fauno apresenta o show “Não Para Magoar”, do músico, compositor e professor Henry Burnett. O artista paraense, radicado em São Paulo há muitos anos está na “terrinha” para lançar um novo disco, o “Incidental”, nas próximas semanas, em Belém, e aproveita para fazer uma audição, ao vivo, desse seu primeiro álbum, acompanhado pelos mesmos músicos que o gravaram em 2005, Renato Torres (violão e guitarra), Charles Matos (bateria) e Maurício Panzera (baixo). Anote, dia 12 de janeiro, a partir das 22h, na Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa.

Não Para Magoar traz uma seleção de 12 canções compostas em 15 anos. O disco foi gravado em Belém em dezembro de 2005 e lançado no ano seguinte.  Poucas semanas depois de seu lançamento no teatro Margarida Schiwazzappa, em Belém, o CD foi selecionado pela curadoria musical do SESC São Paulo e lançado no Projeto Prata da Casa, na unidade do SESC Pompéia, em 31 de outubro de 2006. 

Henry Burnett nasceu em Belém do Pará em 1971. Viveu na capital paraense até os 27 anos. Mudou para Campinas no ano seguinte, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro e, por fim, para São Paulo; passou também algumas temporadas em Berlim e em Évora, atualmente mora em São José dos Campos/SP.

O disco de estreia, na verdade é o CD Linhas Urbanas, de 1996, e depois do álbum Não Para Magoar, veio em 2007, gravou “Interior”, em Buenos Aires, em parceria com a cantora portenha Florência Bernales. O disco reuniu as parcerias de Henry com o poeta Edson Coelho. O show passou por São Paulo, Buenos Aires, Berlim e Belém.

Em janeiro de 2010 gravou em parceria com o poeta Paulo Vieira o CD Retruque/Retoque. O projeto resultou de um convite do poeta para que fossem musicados a cargo de Henry 12 poemas do livro, que havia sido contemplado com a Bolsa Estímulo da FUNARTE meses antes; a edição final resultou no livro/CD Retruque/Retoque lançado em agosto de 2010, lançado pelo selo Ná Figueredo.

Em 2011 gravou seu primeiro DVD, Por Uns Tempos, em comemoração pela passagem dos seus 40 anos, no Teatro Cláudio Barradas, em Belém. Em 2012, produziu junto com o músico e poeta paulistano Julio Luchesi o álbum experimental Depois da revoada. Em 2014 gravou o videoclipe “Oswald Canibal”, com produção da Fóton Filmes e do CLIC, e lançado no II Festival Audiovisual de Belém, no cinema Olympia; o projeto foi realizado através do processo de Financiamento Coletivo, também conhecido como Crowdfunding. 

O mais novo disco,

​o "Incidental" ​ foi produzido pelo Fábio Cavalcante e Renato Torres. Começou a ser gravado em Santarém há uns quatro anos e foi finalizado em dezembro, em Belém, no Guamundo Home Stúdio, de Renato Torres. “Os arranjos foram concebidos pelos dois mais uma faixa produzida em Londrina por Arthur Alves, que trabalhou comigo no Não Para Magoar”, explica Henry. ​ O lançamento será dia 21, no Sesc Bulevard.​


Muita música e novidades na Casa do Fauno

Em três meses de funcionamento, que se completaram em dezembro do ano que passou, inúmeros shows passaram pelo quintal da Casa do Fauno, dando início à afirmação do espaço na cena cultural paraense. “Estamos com nova exposição, Fronteiras Cambiantes”, de Nelson Carvalho, na mini galeria, até fevereiro, traz programação musical intensa durante todo o ano, sempre às quintas e sextas-feiras, com programações especiais aos sábados, além de novo cardápio”, diz Carlos Canhão Brito, responsável pela produção musical da casa.

Outra novidade será a estreia das temporadas a serem realizadas nas sextas-feiras, de maneira alternada. Iniciando com Minni Paulo – Quarteto Equilibirum, nas sextas-feiras, 13 e 27 de janeiro, 10 e 24 de fevereiro , também contará com shows de Olivar Barreto, com estreia na semana que vem, dia 20 de janeiro e ainda nos dias 3 e 17 de fevereiro. Em janeiro, o quintal ainda recebe shows de Allan Carvalho e Lúcio Mouzinho, no dia 19, e de Ana Clara, no dia 26 de janeiro.

Serviço

Casa do Fauno – Brechó, Sebo Livraria, Galeria e Bistrô. Funcionamento das 10h às 19h, de segunda a quarta-feira, e de quinta a sábado, até meia noite. As apresentações de quinta e sexta iniciam às 22h, com entrada a R$ 10,00. Na Rua Aristides Lobo, 1061, entre Benjamin e Rui Barbosa. Mais informações sobre a programação cultural : 91 98134.7719 e 3088.5858.