Sesc Boulevard recebe Núcleo de Ópera e Coro Carlos Gomes em concerto

Com vinte anos de trajetória, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz solidificou uma cena erudita em Belém, e oferece à população uma agenda contínua de espetáculos gratuitos - Foto Mácio Ferreira - Agência Pará

O Núcleo de Ópera do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) se apresenta nesta terça-feira 4, às 19h, no Sesc Boulevard, com entrada franca. O concerto, intitulado “Stabat  Mater ”, terá como convidado especial o Coro Carlos Gomes e alunos que foram selecionados para a primeira turma do Curso de Ópera, criado este ano pelo Instituto e que substituiu o Ópera Estúdio. No repertório estão obras de Pergolesi, Bach, Haendel, Rossini,Caccini, Weber, William Byrd, José Mauricio Nunes Garcia e Ernani Aguiar, entre outros.

O objetivo do Núcleo de Ópera do IECG é investir na profissionalização dos alunos de canto lírico e de cantores paraenses, ofertando cursos e promovendo eventos para aprimorar a performance desses artistas, para que eles possam atuar tanto no âmbito regional, como nacional e internacional.

Para este ano, o Sesc Boulevard abriu uma agenda de apresentações líricas com a participação de cantores procedentes do Curso de Ópera do Instituto Carlos Gomes. Os concertos tiveram início em março e seguem até o final do ano.

Núcleo de Ópera - A partir do Projeto ‘Ópera Estúdio’, a Fundação Carlos Gomes ampliou os investimentos na profissionalização de alunos de canto lírico e de cantores paraenses. Desenvolvido há quatro anos, o projeto foi convertido no Curso de Opera. O objetivo é preparar os alunos de canto para a carreira artística profissional por meio da  capacitação vocal e cênica, ofertando disciplinas específicas para a formação desses músicos e proporcionando a troca de experiência com grandes nomes do canto lírico nacional e internacional.

A equipe técnica do Curso de Ópera é formada pelos seguintes profissionais: Jena Vieira (coordenação geral), Eugenia Piñon (coordenação técnica), Idaías Souto (direção musical), João Williams da Silva Castro (pianista), Dulciane Ribeiro e Emanuele Monteiro (assistentes).

Coro Carlos Gomes - O Coro Carlos Gomes foi formado em abril de 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez. Desde sua constituição, inseriu-se ativamente nas atividades culturais do estado, realizando um intenso trabalho de disseminação da música coral erudita e brasileira e contribuindo para o desenvolvimento da cultura musical como um todo.

O Coro Carlos Gomes possui dois CDs gravados - O “Belo” (2002) e o “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará” (2004). Atualmente, prepara-se para lançar o seu terceiro CD solo, “Cantares”. Em 2010, surpreendeu gratamente o público paraense com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Seu repertorio é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita, tanto a capela quanto sinfônico coral, e interpretando também música popular, folclórica e contemporânea.

Tem como maestrina Maria Antonia Jiménez, natural de Santiago (Cuba), formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov”, na Rússia, onde concluiu o mestrado. É também professora do Instituto Estadual Carlos Gomes.

Serviço: Concerto ‘Stabat Mater’ com Núcleo de Ópera do IECG e Coro Carlos Gomes. Dia 4 de abril, às 19h, no Sesc Boulevard. Entrada franca.