Projeto “Direção Viva” leva ação de educação no trânsito ao Castanheira Shopping Center


Um projeto “Direção Viva”, programa da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que conscientiza sobre educação no trânsito, chegará ao Castanheira Shopping Center nos dias 22 e 23 deste mês. Nesse período, colaboradores do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) vão orientar os condutores que passarem pelo complexo comercial quanto à importância de se adotar uma atitude preventiva no trânsito, seja na condição de condutor de veículo ou de pedestre.

Um estande será montado no primeiro piso do shopping, próximo ao supermercado Líder, para receber a equipe do HMUE, que terá o auxílio dos integrantes do programa de Residência Multiprofissional. Voluntários da Cruz Vermelha farão simulações com pequenos grupos de frequentadores sobre como agir para prestar os primeiros socorros em caso de acidentes. Também será distribuído material educativo do projeto da Pró-Saúde.

A ação acontece em alusão ao Maio Amarelo, movimento que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes no trânsito por meio de atividades voltadas à conscientização, debate de responsabilidades e avaliação de riscos comportamentais. A unidade também fará a distribuição de material educativo com orientações para um trânsito seguro.

Educação para o trânsito

O programa “Direção Viva” conscientiza a comunidade sobre as sequelas decorrentes de traumas por acidente de trânsito. O projeto é realizado de maneira contínua e envolve profissionais de diversas especialidades, propiciando a discussão do tema sob ângulos distintos. As ações são desenvolvidas nos hospitais públicos gerenciados pela Pró-Saúde no Pará. As quatro unidades recebem 90% das vítimas de trauma de média e alta complexidades no estado.

Entre os anos de 2014 e 2016, foram realizados mais de 35 mil atendimentos a pacientes vítimas de acidentes de trânsito no Hospital Metropolitano, no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, no Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá, e no Hospital Público Estadual Galileu, em Belém.

No Hospital Metropolitano, o “Direção Viva” já recebeu uma ação em alusão ao Dia Mundial em Memória a Vítimas de Trânsito, lembradas no segundo domingo de novembro. Desde então a unidade realiza atividades pontuais do projeto. A estimativa é que mais de mil pessoas já tenham sido impactadas com as ações, que envolvem caminhada, palestras educativas e rodas de conversa para usuários, visitantes, acompanhantes e colaboradores.

Os colaboradores produziram um memorial em frente à unidade para homenagear as vítimas de acidentes de trânsito. Foram realizadas, ainda, palestras para alunos da rede pública de ensino no distrito de Icoaraci. Para os públicos infantil e adolescente a abordagem utilizada é lúdica e visual, com a exibição de desenhos animados e outros recursos.

A unidade levou ações do “Direção Viva” a frequentadores de bares do centro de Belém no mês de março, quando o Hospital Metropolitano completou 11 anos. Os frequentadores receberam panfletos e informações sobre os cuidados no trânsito.

Números do HMUE

O atendimento a vítimas de acidentes de trânsito, normalmente, tem duração maior que o de pacientes que se tratam de outras doenças. Isso torna alto o custo de internação do acidentado. No Hospital Metropolitano, o custo médio por paciente vítima de acidente de trânsito é de R$ 9.451,00.

Vítimas de acidentes de trânsito atendidas no HMUE:
2014 – 7.759
2015 – 7.449
2016 – 5.647

Balanços trimestrais de atendimentos a vítimas de acidentes:

2016
Janeiro: 563
Fevereiro: 448
Março: 426
Total: 1.437

2017
Janeiro: 336
Fevereiro: 338
Março: 373
Total: 1.047


Agenda: Projeto “Direção Viva” no Castanheira Shopping Center. Dias 22 e 23 de maio, das 10h às 20h, no Castanheira Shopping Center (BR-316, KM-01, Castanheira, Belém).