Atividades no Portal da Amazônia chamam atenção para prevenção de infrações cometidas por menores





Somente em 2016, de acordo com os números da Segup, foram registrados 6.414 infrações cometidas por menores. A Secretaria chama atenção da comunidade para a importância de se prevenir a criminalidade já na infância e na adolescência.

Informações - Dados comparativos de 2015 e de 2016 relacionados aos procedimentos instaurados de crimes cometidos por menores infratores revelam queda de quase 3% nos registros: de 6.602 para 6.414.Os números são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e demonstram a importância das ações de prevenção no combate aos crimes como forma de evitar que os menores de idade se tornem, no futuro, adultos criminosos.

Com base nessa realidade, lideranças comunitárias e representantes de Conselhos de Segurança Pública da capital e do interior do Estado estarão participando, em um grande encontro, nesta sexta-feira, 23, a partir das 16h, no Portal da Amazônia, bairro Jurunas. A iniciativa terá como tema “Prevenção é Segurança” e proporcionará o contato dos moradores com representantes dos órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública.

Prevenção - Haverá a apresentação de diversas ações de prevenção já desenvolvidas pelos órgãos de Segurança Pública, a exemplo do trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), sob a organização da Polícia Militar; do Projeto Escola da Vida (PEV), desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará e o projeto "Papo de Rocha", de responsabilidade da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). A Defesa Civil fará simulação primeiros socorros.

Potencializar – O evento no Portal da Amazônia, de iniciativa da Segup, pretende divulgar as ações de prevenção no combate aos crimes. Em 2016 o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), atendeu 50.522 alunos. Este ano 24.279 já foram atendidos. A meta é que até o final de 2017, 60.000 pessoas, entre adolescentes e jovens tenham acesso a informações que esclareçam sobre o perigo do uso de drogas.

O Projeto Escola da Vida (PEV) atua com 23 pólos distribuídos no Estado com o atendimento de 3.000 alunos. A Diprev, da Segup realizou ano passado cerca de 1.200 atendimentos com foco na prevenção aos crimes.


Equipamentos – O evento receberá amplo aparato policial – agentes e equipamentos de segurança – a fim de facilitar a troca de informações entre os presentes, como forma de potencializar as ações de combate aos crimes. Cada órgão da Segup estará com a apresentação das atividades em stands individualizados. Haverá também a divulgação das ações da Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), CPC Renato Chaves e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).