Câmara de Ananindeua discute demandas dos Conselhos Tutelares do município



Conselhos Tutelares são estruturas criadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para zelar pelo cumprimento dos direitos desse segmento da população em âmbito municipal, enfrentando violações como negligênia, abuso e exploração sexual e violências física e psicológica. Para debater a realidade dos Conselhos Tutelares de Ananindeua, a Câmara Municipal realiza nessa quinta-feira (22), às 9h, uma audiência pública, requerida pelo vereador Robson Barbosa (PDT), que já foi conselheiro tutelar. Foram convidadas a participar as Secretarias Municipais de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), de Saúde (Sesau), de Educação (Semed) e de Segurança e Defesa Social (Sesds); a Vara da Infância e Adolescência do Ministério Público Estadual; a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Pará; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica); e os Conselhos Tutelares de Ananindeua.

De acordo com Robson Barbosa, sua experiência na área foi um dos motivadores para propor a audiência. “Durante minha atuação, pude conhecer a importância do papel dos conselheiros. Por isso, é necessário valorizar essas pessoas, com boa remuneração, possibilidade de formação adequada e boas condições de trabalho, já que atuam com dedicação exclusiva e não podem exercer qualquer outra atividade enquanto forem conselheiros”, explica. “Assim, essa audiência pretende sensibilizar os demais parlamentares e a sociedade para o trabalho desenvolvido nos Conselhos Tutelares. 

Ouvindo os próprios conselheiros sobre suas demandas, podemos tirar encaminhamentos para apresentar ao Executivo, para trazer melhorias a esse importante instrumento de garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”.

Serviço:
Audiência pública sobre os Conselhos Tutelares de Ananindeua
Data: 22 de junho de 2017
Hora: 9h
Local: Plenário João Nunes, da Câmara Municipal de Ananindeua (Avenida Zacarias de Assunção, nº 134, próximo à Prefeitura)