Família e Terceiro Setor são temas de evento em Santarém



O Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) vai realizar entre os dias 26 e 30 de junho, em Santarém, o projeto Família e Cidadania e o III Encontro Desafios para o Terceiro Setor - Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós. O evento será realizado no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), com início dos módulos às 14h.

Serão debatidos temas como prevenção e garantia de saúde, educação, fortalecimento da relação família e escola, manutenção e sucesso escolar, empreendedorismo, iniciativa para geração de renda, assistência social, proteção social básica e especial, cadastro único, transferência de renda, educação em direitos com ênfase em direito da família e orientação jurídica, entre outros.

O projeto pretende, por meio dos encontros e palestras, orientar sobre os direitos fundamentais de educação e saúde, além de estimular o empreendedorismo e apoiar as famílias para que tenham cada vez mais condições de responder ao dever de sustento, guarda e educação de suas crianças, adolescentes e jovens, bem como a proteção de todos os membros da família. O projeto é voltado para integrantes de Organizações da Sociedade Civil.

Já o III Encontro será realizado entre os dias 29 a 30 de junho, também no auditório da Unama, com inicio às 9h para o credenciamento. O primeiro dia do encontro terá três ciclos de palestras e a primeira será com o tema “Sustentabilidade, parceria e governança compartilhada”, com Heitor Pinheiro, secretário Extraordinário de Estado de Integração de Políticas Sociais. A segunda tem como tema “Desafios e perspectivas para o Terceiro Setor” às 10h, com Nailton Cazumbá, contador, especialista em contabilidade para organizações do terceiro setor e em Auditoria e Controladoria.

A terceira será “Fiscalização do Ministério Público junto às Organizações da Sociedade Civil”, às 11h, com o promotor Sávio Brabo, titular da Promotoria de Justiça de Tutela das Fundações Privadas e Associações de Interesse Social, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial. Para encerrar as atividades do dia, pela tarde será realizado um curso sobre a Lei nº 13.019/2014 e suas alterações na relação entre Poder Público e Organizações da Sociedade Civil, com Nailton Cazumbá.

O evento segue na manhã do dia 30, com a palestra “Comentários sobre a Regulamentação Estadual da Lei nº 13.019/14” com Renato Almeida, Auditor de Finanças e Controle da Auditoria Geral do Estado do Pará. E pela tarde a continuação do curso sobre a Lei do Marco Regulatório.

O objetivo do encontro é debater o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e a respectiva regulamentação estadual, seus aspectos gerenciais, assim como, promover reflexões relacionadas ao exercício da cidadania e inclusão social. O evento é direcionado para gestores e técnicos de instituições públicas, privadas, entidades do Terceiro Setor, lideranças comunitárias dos municípios das Regiões do Baixo Amazonas e Tapajós e propõe-se a favorecer o conhecimento e promover o intercâmbio de experiências, qualificando a gestão e os serviços oferecidos à população.

Ainda no dia 30, às 14 horas, será realizado o encontro do Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência – Existir, no auditório da Unidade Educacional Especializada de Santarém, para implantação da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no município e formação de uma comissão integrada por participantes do encontro.

O passo seguinte é montar o cronograma de reuniões para integração e acompanhamento das ações e do encontro anual para planejamento e avaliação. A comissão do Existir já foi montada em Marabá durante evento parecido realizado no sudeste paraense. O contato com a coordenação do Comitê Gestor do Plano Existir pode ser feito pelo e-mail: planoexistir@nac.pa.gov.br ou pelo telefone: (91) 98387-3601.

“Nós estamos expandindo as ações do NAC e, depois da Região Carajás, estamos levando os nossos projetos agora para o Baixo Amazonas e Tapajós. Temos a preocupação de chegar à família, que é a base da sociedade, e queremos fortalecer o Terceiro Setor, para que se enquadrem na nova Lei do Marco Regulatório, e com o crescimento consigam ser auto-sustentáveis. Em maio estivemos em Marabá, vamos para Santarém e no segundo semestre vamos levar nossas ações para a Região do Xingu, para que possamos alcançar o maior número de pessoas e organizações”, disse a diretora geral do NAC, Daniele Khayat.

As inscrições para o Família e Cidadania e o Encontro Desafios para o Terceiro Setor são gratuitas e serão realizadas através do site do Núcleo de Articulação e Cidadania no www.nac.pa.gov.br. Para mais informações sobre o projeto Família e Cidadania: nac.diaads@gmail.com ou pelos telefones (91) 3342-0355 / 98404-4725. Para mais informações do III Encontro: nac.didesc@gmail.com.