Identidade Jovem será lançada no Pará nesta quarta-feira



A Identidade Jovem (ID Jovem), documento que garante acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, assim como passagens em sistema de transporte coletivo interestadual, será lançada oficialmente no Pará nesta quarta-feira (21), às 17h, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém. O Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz, é o responsável pela operacionalização do programa em todas as regiões do estado. A cerimônia de lançamento terá a presença do secretário nacional da Juventude, Assis Filho.

O ID Jovem é destinado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, provenientes de família com renda mensal de até dois salários mínimos e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

De acordo com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), mais de um milhão de jovens paraenses têm direito ao documento. A capital paraense é a que concentra mais pessoas aptas a receberem a identidade, totalizando mais de 100 mil. Em segundo está o município de Santarém, com 45 mil pessoas enquadradas nas exigências do governo federal.

Dados da SNJ mostravam que janeiro deste ano apenas 300 pessoas haviam acessado o documento no Pará. Entretanto, a partir do processo de capacitação de agentes governamentais e da sociedade civil, coordenado em parceria com o programa Pro Paz Juventude nos municípios-polo das regiões de integração do estado, o número de jovens que garantiram a identidade subiu para mais de três mil nos últimos cinco meses. Foram realizadas 14 capacitações nos municípios de Belém, Santarém, Breves, Parauapebas, Castanhal, Curionópolis e Marabá, alcançando um total de 1.870 pessoas.


Para fortalecer o ID Jovem no Pará, neste mês de junho a Fundação Pro Paz articulou ações para intensificar a emissão do documento durante as Caravanas do Pro Paz Cidadania, levadas aos cinco polos do programa Pro Paz nos Bairros, localizados na periferia da região metropolitana de Belém, e por meio da mobilização, orientação e direcionamento de interessados no benefício que procuram a Estação Cidadania do Shopping Bosque Grão Pará.