Jovens de Ourilândia do Norte (PA) transformam realidade escolar após aulas de matemática sobre eleições


Quem disse que adolescentes não se interessam por política? Após uma aula de estatística, que abordou o tema das eleições municipais e a importância da mobilização, jovens do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Madre Teresa de Jesus, em Ourilândia do Norte (PA), perceberam que poderiam fazer mais pela comunidade escolar do que simplesmente reclamar. Incomodados com a desativação da biblioteca do colégio, os alunos resolveram agir: se organizaram, cobraram e conquistaram a abertura do espaço. A iniciativa ‘Democracia na Escola’, foi um dos destaques da premiação nacional Desafio Criativos da Escola.

Surgindo a partir de uma aula de matemática, o projeto mostrou como a matéria pode contribuir para a efetivação da cidadania não só dos estudantes, mas de toda a população. Interessado em aprender sobre o trabalho dos parlamentares do município, um dos estudantes propôs que a turma fosse à Câmara dos Vereadores. Após a visita, os alunos se motivaram em analisar as mudanças que poderiam propor - inclusive junto ao poder público - para a melhoria da realidade escolar e, para ampliar ainda mais a mobilização, criaram um grêmio estudantil. 

A ação, que começou no segundo semestre de 2016, se consolidou não só com as aulas, mas, principalmente, com a conscientização coletiva sobre cidadania e sobre o que poderia ser feito pelas pessoas da cidade. Atualmente, o grupo solicita aos vereadores a melhoria da iluminação pública nas ruas próximas à escola para melhorar a segurança e diminuir a evasão escolar, já que muitos alunos abandonam as aulas por esse motivo.Também com o objetivo de tornar o cotidiano dos estudantes e educadores mais seguro, os jovens reivindicam a instalação de um semáforo na frente do colégio.

As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. Realizada pelo programa Criativos da Escola, do Alana, a premiação irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Sobre o Alana
O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.