PRF apreende 25 toneladas de farinha sendo transportados ilegalmente





Na madrugada de hoje, agentes da polícia rodoviária federal aprenderam cerca de 25 toneladas de farinha de mandioca, carga avaliada em R$ 70.000,00 sendo transportadas sem os documentos fiscais de porte obrigatório para o transporte. O caminhão também estava com excesso de peso.

O flagrante ocorreu no quilômetro 272 da BR-316, município de Cachoeira do Piriá, região nordeste do Pará durante uma abordagem a um caminhão M.BENZ/ATEGO 2430 , conduzido por Francisco das Chagas Teixeira Castro , 51 anos de idade.

Durante a fiscalização os policiais constataram que na carroceria do veículo estavam sendo transportados sem a devida documentação fiscal para o transporte aproximadamente 500 sacos de 50 quilos cada de farinha de mandioca, totalizando 25.000 quilos. Também foi constatado que o caminhão estava com excesso de peso de 11.100 quilos. O Peso bruto total ( PBT) que poderia estar transportando seria de no máximo 23.000 quilos, mas estava transportando 34.100 quilos.

Questionado sobre a situação, o condutor, afirmou ter adquirido a carga de farinha de mandioca no município de Garrafão do Norte/PA e teria como destino a cidade de São Luis/MA.

Caracterizado o crime tributário de Transporte de mercadoria Nacional sem Nota Fiscal, a carga foi apreendida e encaminhada para a Secretaria de Estado e Fazenda (SEFA) para as providências cabíveis além de ter sido multado pelo excesso de peso.