Temas como fé e reciclagem de óleos foram destaques na Assembleia Legislativa do Pará.



Uma proposição em discussão na pauta da Ordem do Dia, trata sobre o Projeto de Lei 204/2011 que estabelece o ingresso da Bíblia Sagrada e de outros livros nos estabelecimentos prisionais para o incentivo à leitura e a fé religiosa dos internos. Para o autor, deputado Márcio Miranda, o Livro Sagrado é um instrumento que propaga a mensagem de paz e de consolo. O projeto foi amplamente discutido e será votado nas próximas sessões.  “Está comprovado que a Bíblia já converteu muitos infratores, tendo suas vidas transformadas. Também é um livro que dá consolo, esperança e prega o amor ao próximo e o bem”, justifica.     

Já o deputado Martinho Carmona, com o objetivo de criar um programa de política pública de sustentabilidade econômica, social  e ambiental, propôs, por meio do Projeto de Lei 149/2010, a criação da Política Estadual de Tratamento e Reciclagem de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal, Animal e de Uso Culinário, comercial ou industrial, para evitar a contaminação e a poluição de mananciais e solo. 

De acordo com a proposição, as empresas de pequeno de porte que desenvolvem atividades de coleta e reciclagem poderão ter suporte técnico e incentivos fiscais e concessão de linhas de crédito, como forma de favorecer a exploração econômica e estimular o setor. O projeto recebeu parecer favorável das Comissões de Finanças e de Meio Ambiente e foi aprovado em primeiro turno. Ele ainda será apreciado e votado em segundo turno e redação final.


“ A questão dos resíduos sólidos é um dos principais problemas ambientais dos gestores das pequenas e grandes cidades. Esse é um tema de grande discussão em todo o mundo e precisa ser ampliado aqui no Pará”, disse o parlamentar.