Workshop do Hospital Oncológico Infantil estimula participação de mulheres na economia



Nesta quarta-feira, 21, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo realizará no hotel Princesa Louçã, em Belém (PA), o 'I Workshop Empreender - Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres'. A programação debaterá os desafios enfrentados pelas mulheres brasileiras e trará orientações práticas para iniciativas empreendedoras, que podem fortalecer a geração de renda de famílias e colaboram para o empoderamento feminino.

Participarão como palestrantes a gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres, Adriana Carvalho; a gerente de desenvolvimento de programas sociais do Instituto Consulado da Mulher, Érica Zanotti; a diretora de empreendedorismo do Facebook para América Latina, Camila Fusco; e a influenciadora da Rede Mulher Empreendedora, Marcela Matias.

O evento tem o objetivo de incentivar a participação feminina na economia e abrir mais oportunidades de negócios e renda. Ele reforça o pacto de Princípio de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres, do qual o Hospital Oncológico Infantil faz parte desde maio, como signatário, sendo a única instituição hospitalar pública brasileira participante.

O Hospital Oncológico Infantil é gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O workshop também é uma das '50 Ações do Bem', iniciativas que as unidades gerenciadas pela Pró-Saúde, em todo o País, promoverão ao longo de 2017, envolvendo colaboradores, pacientes, seus familiares e a comunidade em que estão inseridas.

Programação
8h30 – Boas-vindas
8h40 - 'Desafios das Mulheres Brasileiras e a Importância do Empoderamento Econômico'
Adriana Carvalho (ONU Mulheres)

9h10 - 'Espírito Empreendedor e Caminhos para Empreender'
Marcela Matias (Rede Mulher Empreendedora)

10h - Coffee break

10h15 - 'Como Identificar Possibilidades e um Breve Relato de Mulheres que Empreenderam no Setor de Alimentação'
Érica Zanoti (Consulado da Mulher)

11h05 - 'Como Usar o Facebook para Empreender'
Camila Fusco (Facebook)

11h55 - Encerramento


Currículos das palestrantes

Adriana Carvalho é gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres na ONU Mulheres. É responsável por promover o envolvimento e o avanço das práticas de empoderamento das mulheres e igualdade de gênero no mundo do trabalho, ministra oficinas e palestras sobre o tema, lidera a realização de parcerias da ONU Mulheres com empresas e é membro de grupos que discutem igualdade de gênero, dentre eles, a Aliança, o Movimento Mulher 360 e o grupo Mulheres do Brasil. Adriana Carvalho é graduada em economia pela FAAP com especialização pela FGV e mestrado em administração de empresas pelo Insper, quando desenvolveu sua dissertação sobre ‘Mentoring’. Tem experiência profissional nas áreas de Cadeia de Abastecimento, Comercial e Financeira de multinacionais, e durante 11 anos ocupou posições de liderança na Dow Brasil.

Érica Zanotti é gerente de desenvolvimento dos programas sociais do Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul. Junto com a equipe técnica, desenvolve metodologias para trabalhar o espirito empreendedor e a gestão de negócios com mulheres que não tenham acesso à educação formal, para que possam gerar mais renda e se empoderar. Em suas experiências anteriores teve a oportunidade de trabalhar com empreendedores em projetos sociais da Votorantim Metais no Centro Ostes brasileiro, em relações institucionais na ONU em Nova York, na gestão de negócios da QAD Brazil além de uma experiência no governo municipal de sua cidade natal. Nas horas vagas, Érica atua voluntariamente no comitê de gênero da empresa Whirlpool Latin America e no grupo de políticas públicas do Movimento Mulheres do Brasil além de dar consultorias informais para amigos que querem empreender.

Camila Fusco é diretora de empreendedorismo do Facebook para América Latina, sendo responsável pelas iniciativas e programas dedicados a pequenas e médias empresas no uso do Facebook para negócios no Brasil, Argentina, Colômbia e México. Também está a cargo de programas e eventos dedicados a startups locais, empreendedorismo feminino e educação voltada para a tecnologia de adolescentes e jovens adultos nesses países. Em sua posição, é ainda responsável por desenvolver iniciativas voltadas para encorajar o empreendedorismo, a conectividade e a inovação em comunidades do Brasil e da América Latina. Antes de assumir o cargo atual, foi diretora de comunicação do Facebook no Brasil por três anos e trabalhou nas redações do jornal Folha de S.Paulo, revista Exame e portais Computerworld, IDG Now! e Último Segundo. Camila é formada em jornalismo pela PUC de São Paulo, tem extensão em marketing digital pela ESPM e em marketing e comunicação internacional pela UC Berkeley (Califórnia, Estados Unidos).

Marcela Matias possui mais de 30 anos de experiência na área de vendas. Atuou em empresas de grande porte e, em seus 27 anos na Natura Cosméticos, gerenciou equipes de venda direta e atendimento nos estados de São Paulo, Bahia e Sergipe. Atualmente está empreendendo na Plataforma Digital Multimarcas MegaCatálogo, uma operadora de vendas através do canal da Venda Direta. Influenciadora da Rede Mulher Empreendedora, tem se dedicado ao desenvolvimento de pessoas e negócios.