Danças Circulares invadem o anfiteatro da Casa das Artes



A partir de 14 de agosto, a Fundação Cultural do Pará promove a oficina “Danças Circulares: Corpo e Criatividade”, que destaca as danças de roda tradicionais e étnicas de diferentes povos e culturas do mundo. Mas quem quiser entender um pouco melhor de que tratam as danças circulares poderá acompanhar uma prévia da oficina que será apresentada nesta sexta, dia 4 de agosto, às 19h, no anfiteatro da Casa das Artes.

O ritmo tradicionalmente paraense do “carimbó” e a irlandesa “irish mandala” integram um repertório de 44 estilos de danças que serão expostas. “Para nós, brasileiros, trazer um pouco das danças judaicas, afro-brasileiras, indígenas, gregas e de outros cantos do mundo, aproximando essas matrizes que nos formam e informam, é super interessante, tanto em nível pessoal como na condição de criadores. Isso nos possibilita ampliar nossa identidade e vislumbrar toda uma riqueza cultural sem excluir nenhuma”, pontua a ministrante da oficina, Maria Esperança Tenetehara.

A oficina terá a dinâmica de mais nove aulas, também conhecidas como rodas-vivências, divididas em etapas criativas, cada uma compondo um ciclo de cinco danças, estrategicamente reunidas a dialogar entre si.

Baile

Antes do início na oficina, na sexta-feira, 4, será realizado o Baile Circular Iluminata Ciranda de Estrelas, que será uma amostra simbólica da oficina, para apresentar e habituar o público ao movimento de Danças Circulares criado pelo o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien.

Sobre o evento, Maria Esperança Tenetehara explica que o Baile é uma roda aberta ao publico, “cujo tema (“Iluminata”) corresponde a uma das etapas da oficina, a jornada criativa, que chamamos de Iluminação.

A noite ainda contará com a presença de convidados como Armando de Mendonça e Thales Branche (música); Cleber Cajun e Marluce Araújo (teatro); Bruna Cruz e mais dançantes/focalizadores de Belém (dança).

Currículo

Maria Esperança Tenetehara é focalizadora de Danças Circulares dos Povos, pesquisadora de Danças e Mitopoéticas Amazônida Brasileiras, co-criadora Mana-maniI e pesquisadora de Danças e Mitopoéticas Amazônida-Brasileiras.

As inscrições para a oficina “Danças Circulares: Corpo e Criatividade” podem ser feitas no local. As aulas iniciam dia 1º de setembro, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, de 17h30 às 19h30. Os alunos de escolas públicas são isentos da taxa de inscrição que é de 20 reais.

Serviço:
 04/08 - 19h às 21h - Baile Circular Iluminata Ciranda de Estrelas.

14/08 à 01/09 – 17h às 19h - Oficina Dança Circulares: Corpo e Criatividade