O Grupo Boticário, controlador
das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box,
registrou faturamento de R$ 11,4 bilhões no varejo em 2016. O crescimento foi
de 7,5% na comparação com 2015. Além da boa performance financeira, mesmo em
meio a um cenário econômico bastante difícil, o Grupo Boticário também aumentou
seu número de lojas físicas, com a abertura de 100 novas lojas em 2016 – o
dobro do previsto -, totalizando 4.063 lojas das quatro marcas. Outro destaque
da companhia no ano é o número de postos de trabalho. A empresa fechou 2016 com
8 mil colaboradores diretos, 1.000 a mais do que o apresentado no balanço de
2015.
“Este resultado é fruto de
apostas importantes que fizemos na nossa organização nos últimos anos. Criamos
outras três marcas, abrimos novos canais de relacionamento com o consumidor,
modernizamos e fortalecemos nossa rede franqueada. Investimos em inovação,
sustentabilidade e principalmente em pessoas quando fizemos um redesenho na
organização que, além de reconhecer nossos talentos, trouxe mais agilidade para
os nossos negócios. Estamos no caminho certo para proporcionar a melhor
experiência de consumo para as nossas milhões de clientes, oferecendo a
qualidade do que há de melhor no mundo em produtos de beleza”, explica Artur
Grynbaum, CEO do Grupo Boticário.
A empresa possui a maior rede de
franquias do Brasil entre todos os setores – são mais de 900 franqueados –
presente em 1.750 municípios brasileiros por meio de lojas físicas, e atende
100% do país por meio dos canais complementares de e-commerce e venda direta. O
Grupo também está em outros 11 países por meio das marcas O Boticário e quem
disse, berenice?, e apostou em duas frentes importantes para garantir o
desenvolvimento dos negócios em um ano cheio de desafios: inovação e
sustentabilidade.
No campo da inovação, o Grupo
Boticário lançou recentemente o BotLab, uma incubadora e aceleradora de
startups tecnológicas com o objetivo de identificar soluções inovadoras para os
seus negócios em toda a cadeia, do desenvolvimento ao varejo. O Grupo, que já
havia investido em um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, inaugurado em
2013 e considerado um dos mais modernos e completos do mundo no setor de
cosméticos, com capacidade de desenvolvimento de até 2 mil produtos ao mesmo
tempo, é pioneiro no desenvolvimento de pesquisas em métodos alternativos de
testes de produtos. A empresa eliminou completamente os testes com animais, e
apostou nas tecnologias desenvolvidas pelo time de especialistas em parcerias
com os principais centros de P&D do mundo. Entre os resultados mais
recentes em métodos alternativos, estão a criação da Pele 3D e do Organs On a
Chip, uma simulação de órgãos humanos em chip computadorizado, gerando ainda
mais eficácia e segurança nos testes. “Além fortalecer a cultura da inovação
entre os nossos times, esses movimentos contribuem, também, com o
desenvolvimento científico e tecnológico do país”, conclui o CEO do Grupo.
A empresa inovou, também, em seus
processos produtivos. Com o objetivo de promover a sustentabilidade nos
processos, toda a linha Cuide-se Bem, da marca O Boticário, foi repensada com
embalagens de plástico vegetal, que tem o etanol da cana-de-açúcar como
matéria-prima e é 100% renovável, o que permite a redução da emissão de cerca
de 3 mil toneladas de CO2 por ano. Com essa iniciativa, a linha Cuide-se Bem
ganhou a premiação Sustainable Beauty Awards 2016; um reconhecimento dos
esforços implementados pela indústria mundial de beleza e cosméticos para
tornar seus negócios cada dia mais sustentáveis. Ainda em processos, a empresa
implantou a fabricação à frio em diferentes linhas de produtos. Com isso, a
empresa reduziu em 70% o consumo de energia elétrica e 71% o tempo de
fabricação.
Entre as iniciativas de
sustentabilidade, em 2016 o Grupo Boticário também foi reconhecido por seus
investimentos em edificações sustentáveis. A fábrica e o centro de distribuição
da empresa, ambos com sede na Bahia, receberam a certificação LEED (Leadership in
Energy and Environmental Design), uma das mais importantes certificações de
sustentabilidade do mundo. A fábrica tornou-se a primeira indústria de
cosméticos do Brasil a obter esse selo. A mesma certificação também foi
concedida para a loja quem disse, berenice?, do Shopping Cidade São Paulo, na
capital paulista.
Outra linha de atuação da
empresa, em prol do desenvolvimento da sociedade, é a defesa do empoderamento
feminino por meio de iniciativas que promovam a equidade de gênero. Há quase 40
anos, a valorização da mulher está presente na história do Grupo, desde a
abertura da primeira franquia até a composição da empresa. Hoje, as mulheres
estão à frente de 85% de suas franquias, estão em 50% das vice-presidências da
empresa e em 50% das posições de liderança. Em 2016, O Grupo Boticário
viabilizou uma pesquisa realizada pela ONU Mulheres e o portal PapodeHomem, que
buscou entender qual o papel do homem na discussão do empoderamento feminino.
Os resultados do estudo geraram o documentário “Precisamos falar com os homens?
Uma jornada pela igualdade de gênero”, com depoimentos transformadores à
sociedade. O filme teve estreia em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Sobre o Grupo Boticário
Constituído em 2010, o Grupo
Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro
unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty
Box), e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está
presente em 12 países e conta com uma força de trabalho composta por 8 mil
colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha,
imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.