Mercado Cultural oferece produtos oriundos dos cursos da FCP



Produtos artesanais feitos pelos alunos das Oficinas Curro Velho podem ser encontrados no Mercado Cultural, feira de produtos montada nos espaços da Fundação Cultural do Pará (FCP): Curro Velho, Centur, Casa das Artes e Casa da Linguagem.

A matéria-prima usada na produção vem em grande parte de reaproveitamento de materiais recicláveis, juntamente com Palha da Costa, Piaçava e Cuias. “Usamos esse material valoroso vendido por algumas pessoas que sobrevivem da venda desse material que a natureza expulsa”, afirma Bia Vicente, coordenadora do Mercado Cultural da FCP.

Entre os produtos disponíveis estão camisas com estampas regionais, fruto dos cursos de Serigrafia; artefatos de cerâmica para decoração; cestinhas em palha com piaçava; bonecas de pano; porta-retratos; quadros e até livros procurados por alunos para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como o “Música e Músicos do Pará”, de Vicente Salles. “É uma gama de produtos com esse olhar primoroso das imagens. É um artesanato de qualidade com arte”, completa Bia.

Segundo Diana Figueira, responsável pela loja localizada no prédio do Centur, o espaço é visitado por um público variado, como estudantes, jovens skatistas, professores e instrutores das próprias oficinas. Ela conta que as camisetas serigrafadas, agendas e bijuterias com linguagens afro e indígena estão entre os produtos mais procurados.

No ato da compra dos produtos são divulgados os cursos realizados nas Oficinas Curro Velho, como forma de incentivo ao aprendizado e iniciação da prática. “Os produtos vendidos aqui são muito bem elaborados e acabados, o que desenvolve nossa cultura regional. Sempre ressaltamos as origens da produção”, afirma Diana.

Serviço:
Mercado Cultural da FCP
Centur - Avenida Gentil Bittencourt, 650, Nazaré
Mercado do Curro Velho - Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo
Mercado da Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236, Nazaré
Mercado Casa da Linguagem - Avenida Nazaré, 31 – Nazaré
Horário de atendimento: 9h às 18h


*Colaboração: João Victor Barra