Alunos fazem simulado online




De volta às aulas, os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino vão contar com mais uma ferramenta pedagógica que alia Educação e Tecnologia. De 27 de agosto a 2 de setembro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoverá simulados online para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa deverá atingir 120 mil alunos de diversas regiões do Estado do Pará.

A atividade piloto é uma ação contemplada pelo Sedutec - Tecnologia para Educação Paraense, que tem o objetivo de dotar toda a rede estadual de ensino com ferramentas inovadoras do Google, a fim de potencializar as iniciativas da Secretaria de Educação nos campos pedagógicos, de gestão e de Comunicação.

Iniciado em 2017, o projeto Sedutec é realizado em parceria com a Inteceleri, representante oficial do Google no estado do Pará. A formação faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Até hoje, mais de 36 mil contas Google foram criadas em toda rede, há mais de 1.400 usuários finais, além de 100 multiplicadores, que foram capacitados para utilizar as ferramentas.

Atualmente, há quatro escolas pilotos que receberão o simulado. São elas: Escola Drº Ulysses Guimarães, Escola Manoel Leite Carneiro, Escola Santa Tereza D'Ávila e Escola Salesiana do Trabalho. Cada escola aplicará o simulado para que os alunos treinem para o Enem, por meio da plataforma Google Forms (formulários) e não contará como nota avaliativa de aprovação curricular dos estudantes.

O Google formulários é uma plataforma gratuita para criação e resposta de formulários e questionários, que pode ser acessada a partir de diversos dispositivos, como computadores e smartphones.

A Seduc estimula o uso dos laboratórios de informática das escolas para a realização do simulado, os alunos também poderão executá-lo por meio de dispositivos pessoais, flexibilizando o processo de aprendizagem. De acordo com o Censo Escolar 2017, as quatro escolas pilotos selecionadas possuem laboratórios de informática ou Chromebooks cedidos pelo Sedutec.

Os alunos com melhor desempenho no simulado farão parte de um Tour da Inovação, que passará por diversos pontos de Ciência e Tecnologia de Belém. Além  disso, todos os participantes vão receber certificados digitais.

Todos os estudantes da rede estadual de ensino podem ter uma conta institucional Google, que possibilita o acesso a mais de dez ferramentas. Para ter acesso, é necessário um termo de autorização que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis legais.