Projeto Jurunas promove feira vocacional para candidatos ao Enem



Estudantes em dúvida sobre qual carreira seguir na graduação poderão conhecer possibilidades na Feira Vocacional do Projeto Jurunas. A ação ocorrerá neste sábado (11), a partir das 09 h, na quadra da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, localizada na Travessa Honório José dos Santos, nº 758, no Bairro do Jurunas, em Belém. Com apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o projeto oferece aulas gratuitas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Feira Vocacional é uma oportunidade de conhecer profissões e cursos oferecidos pela Uepa. A carreira é a próxima decisão a ser tomada após as provas do Enem, cujas notas são utilizadas como critério de avaliação do Processo Seletivo (Prosel) da instituição. Por isso, os candidatos precisam ter certeza das escolhas para não desperdiçarem o tempo dedicado aos estudos, em caso de mudança de área no futuro.

Para auxiliá-los, o Projeto Jurunas oferecerá testes vocacionais para identificar as áreas que mais se aproximam do perfil dos estudantes. Além disso, estarão presentes alunos e professores dos cursos ofertados na Uepa para explicar as vantagens e desvantagens de cada área, a grade curricular dos cursos e as oportunidades no mercado de trabalho. A programação proporcionará ainda apresentações de artistas do bairro, com poesia, literatura, grupos de dança e música, garantindo o envolvimento da comunidade.

Ensino superior - O Projeto Jurunas é executado desde 2017, oferecendo aulas gratuitas para moradores do bairro e arredores que se prepararam para ingressar no ensino superior. O cursinho popular é formado por professores e alunos da Uepa.

A Universidade oferece 31 cursos de graduação nas áreas da Educação, Saúde e Tecnologia, em cinco campi na capital e outros 15 municípios. Para concorrer às vagas, os candidatos deverão, obrigatoriamente, submeter-se às provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro.
Serviço: Feira Vocacional Projeto Jurunas. Sábado, 11 de agosto, das 09 às 14 h, na quadra da Escola de Samba Rancho Não Posso Me Amofiná, na Travessa Honório José dos Santos, Bairro do Jurunas.
Base nacional curricular é tema de audiência em Belém

O Conselho Nacional de Educação promove nesta sexta-feira (10), audiência pública para apresentar a proposta da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ao Conselho Estadual de Educação. As audiências vêm ocorrendo em todos os estados brasileiros, e no Pará, a organização do evento contará com a participação de professores de diversas regiões do Estado que já se inscreveram para consulta e discussão da nova legislação.

A audiência pública acontecerá a partir das 8 horas, no Hotel Princesa Louçã, na Avenida Presidente Vargas 882, no bairro da Campina, em Belém. O evento será transmitido ao vivo no site http://cnebncc.mec.gov.br.