Consórcio é responsável por 28% da comercialização de automóveis no Brasil


A procura por consórcio de automóveis continua a crescer no Brasil. Nos sete primeiros meses de 2018, o segmento foi responsável pela venda de 647 mil novas cotas. O número representa cerca de 45% do total dos negócios de consórcios e indica crescimento de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). O aumento também é expressivo no número de contemplados. Ao todo, 327,8 mil pessoas tiveram a oportunidade de utilizar R$ 13,37 bilhões em crédito para comprar um veículo leve – valor que representa crescimento de 6,8%. Estas movimentações impactam diretamente no mercado, uma vez que 28% das vendas de automóveis no País ocorreram com o modelo de consórcio.

“A flexibilidade e a segurança que o consórcio representa atraem cada vez mais brasileiros. O consumidor, recém-recuperado do período de instabilidade econômica, além de ficar mais seletivo, planeja melhor suas decisões financeiras e faz investimentos mais seguros. O consórcio surge, nesse cenário, como uma ótima opção, por reunir todas essas características”, destaca Luis Toscano, Diretor de Parcerias da Embracon. Ele completa: “O consórcio também garante, por meio de parcelas acessíveis e que não atrapalham no orçamento, que o consorciado será contemplado dentro do tempo estabelecido com o bem, seja ele carro, imóvel ou serviço”.

Diferente de 2009, quando apenas 7,8% dos veículos leves eram adquiridos por consórcio, nos sete primeiros meses desse ano um a cada três veículos foram adquiridos por esse sistema, segundo o estudo da ABAC. Na região Nordeste, esse índice chega a 38,7%, seguida das regiões Centro Oeste (33%) e Norte (29,7%). Os Estados que lideram a utilização de consórcio para a compra de veículos leves são a Bahia (59,4%), Tocantins (48,7%) e Mato Grosso (47,7%).

“A aquisição de automóveis por meio de consórcio vem atraindo cada vez mais consumidores da região Norte do país. Nossos consultores trabalham com uma estratégia para conquistar clientes apresentando as vantagens que o consórcio de automóveis oferece. Entre elas, há a possibilidade de fazer um lance durante o sorteio e antecipar a contemplação que viabiliza a carta de crédito mais rapidamente”, frisa Sandro Medina, Diretor Regional da Embracon   

Mercado

O número de emplacamentos até julho de 2018 mostra o reflexo do aumento da venda de consórcios de automóveis para o mercado. De acordo com os resultados apresentados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave), entidade que representa os concessionários, foram emplacados 1,3 milhões de automóveis, número 14% superior ao mesmo período de 2017. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), também confirmam a tendência.

Procura por consórcio

A “garantia de entrega do bem” é o principal atrativo pelo qual as pessoas procuram o consórcio, aponta pesquisa divulgada da ABAC. De acordo com a entidade, 17,4% dos consorciados utilizam esse critério para a adesão. Outro ponto determinante são os valores das parcelas, sendo mencionado por 14,4% dos clientes. Além disso, são essenciais a “facilidade de retirar o bem” (13%) e a “confiança na marca” (12,6%).

Sobre a Embracon

Há 30 anos no mercado de consórcios, a empresa possui cerca de 120 mil clientes ativos, aproximadamente 600 parceiros em território nacional, mais de 100 filiais no país e 2,5 mil funcionários. É uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis e serviços. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Visite o site: http://www.embracon.com.br