Durante todo o ano de 2018 o Centro
Integrado de Operações (Ciop), órgão que integra as seis instituições que
compõem o sistema de segurança pública do Estado, registrou quase 1,5 milhão de
chamadas na região metropolitana de Belém. Dessas, 92% (1.346.589) foram
chamadas atendidas e 8% (115.745) chamadas abandonadas. Entre as ligações
atendidas no 190, verificou-se que 204.496 (15%) foram ocorrências geradas na
Região Metropolitana de Belém e 141.977 foram ligações falsas (11%), os famosos
trotes. Ou seja, o Ciop registrou uma média de aproximadamente 12 mil trotes
por mês, cerca de 400 ligações falsas diariamente na central 190. Apesar da
quantidade de trotes ter diminuido ao logo dos últimos anos, continua sendo um
número expressivo e preocupante.
De acordo com o novo diretor do Ciop,
coronel PM Rayol de Oliveira, esse índice ainda é muito expressivo e precisa
ser combatido juntamente com a população. “Nós temos como uma de nossas metas
de trabalho o combate a ligações falsas para a central de chamadas do Ciop 190.
Nossa equipe já está planejando ações para diminuírmos ainda mais essas
ocorrências, pois cada ligação falsa realizada é um tempo precioso que
atrapalha o atendimento de urgência e emergência em segurança pública”,
assegura o gestor.
Em 2014, 42% das ligações atendidas pelo
CIOP foram trotes; número que diminuiu em 2015 para 35%, em 2016 para 33%, 18%
em 2017 e agora 11%.
Entre as ligações válidas, reclamações
sobre o crime de poluição sonora/perturbação do sossego alheio, é a maior,
correspondendo a mais de 64 mil chamadas, o equivalente a 31% do número de atendimentos.
Confira as 10 principais naturezas de
ocorrências na RMB em 2018:
1- Poluição sonora: 64.573 (31,58%),
2- Atitude suspeita: 23.614 (11,55%),
3- Lesão corporal: 15.506 (7,58%),
4- Ameaça: 11.514 (5,63%),
5- Roubo: 10.410 (5,09%),
6- Briga: 9.546 (4,67%),
7- Ocorrências com veículos: 7.881
(3,85%),
8- Drogas ilícitas: 7.844 (3,84%),
9- Levantamento de acidente de Trânsito:
5.958 (2,91%)
10- Desordem: 5.337 (2,61%).
O diretor ressalta ainda que os números
são significativos e que representam um trabalho de responsabilidade que tem
sido desenvolvido junto a população paraense. Nesse sentido, o oficial destaca
a importância de se pensar em estratégias para melhorar ainda mais a qualidade
do atendimento oferecido ao cidadão a partir do investimento em novas
tecnologias. “Estamos analisando nossos processos e pesquisando novas
tecnologias de gestão para vir corroborar ao serviço do Ciop, percebendo
experiências de outras regiões também”, salienta o gestor.