O Governo do Estado do Pará iniciou a obra de requalificação da BR-316. Inicialmente, os trabalhos – que se estenderão por
um trecho de 10,8 quilômetros, do Entroncamento até Marituba, e envolverão
também a implantação de pistas exclusivas para os ônibus, o chamado BRT
Metropolitano – vão priorizar a remoção das interferências (como postes e redes
mantidas pela concessionária de energia elétrica e empresas de telecomunições)
localizadas próximas aos pontos escolhidos para a construção das 13 estações de
passageiros e das onze passarelas de pedestres. Também será realizado o início
da implantação dos terminais de integração de Ananindeua, Marituba e do Centro
de Operações de todo o sistema, a ser erguido na avenida Augusto Montenegro, ao
lado da sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará.
A realização da licitação para contratação
da empresa executora da obra e a assinatura da ordem de serviço foram
realizados ainda na gestão passada. A demora no início da intervenção, no
entanto, acabou fazendo com que a atual administração estadual precisasse
refazer o cronograma da obra, que tem duração prevista de 19 meses.
Restrições – O governador também
anunciou que, a partir do próximo dia 1° de fevereiro, será restringido o
horário de entrada e saída de caminhões e carretas na rodovia, para evitar que
nos momentos de pico haja um conflito ainda maior com o transporte coletivo e
particular. Esse tipo de veículo estará, portanto, proibido de circular na
BR-316 no período que vai das 7 às 10 horas e das 17 às 21 horas.
Retornos – Já a partir desta sexta-feira (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) começará a
fechar os retornos existentes ao longo desse trecho da BR-316, além de, em
parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Setran, buscar isolar uma
faixa exclusiva para os ônibus que transitam em frente ao shopping Castanheira
e, também, às proximidades da sede da Prefeitura de Ananindeua, dois pontos
considerados críticos para a fluidez do trânsito na rodovia. “É uma obra
absolutamente necessária e vital para que possamos ter um novo tempo de
organização do transporte e do trânsito na Região Metropolitana. Quero, desde
já, pedir desculpas à sociedade pelos transtornos que esta obra vai causar,
dada a sua complexidade e todas as intervenções que serão feitas. Mas também
asseguro que estamos trabalhando em várias frentes para que esses impactos
sejam os menores possíveis”, pontuou.
Primeira estação – Além da remoção das
interferências, como citado anteriormente, a empresa executora da obra já
começou o trabalho de construção da primeira estação de passageiros e posterior
passarela de pedestres, à altura do quilômetro seis da BR-316, às proximidades
do seminário Pio X. É importante, portanto, que a população que circula por
essa área esteja atenta às placas e sinalizações que lá estão sendo
implantadas.