Governador apresenta obra de requalificação da BR-316


O Governo do Estado do Pará iniciou a obra de requalificação da BR-316. Inicialmente, os trabalhos – que se estenderão por um trecho de 10,8 quilômetros, do Entroncamento até Marituba, e envolverão também a implantação de pistas exclusivas para os ônibus, o chamado BRT Metropolitano – vão priorizar a remoção das interferências (como postes e redes mantidas pela concessionária de energia elétrica e empresas de telecomunições) localizadas próximas aos pontos escolhidos para a construção das 13 estações de passageiros e das onze passarelas de pedestres. Também será realizado o início da implantação dos terminais de integração de Ananindeua, Marituba e do Centro de Operações de todo o sistema, a ser erguido na avenida Augusto Montenegro, ao lado da sede do Comando Geral da Polícia Militar do Pará.

A realização da licitação para contratação da empresa executora da obra e a assinatura da ordem de serviço foram realizados ainda na gestão passada. A demora no início da intervenção, no entanto, acabou fazendo com que a atual administração estadual precisasse refazer o cronograma da obra, que tem duração prevista de 19 meses.

Restrições – O governador também anunciou que, a partir do próximo dia 1° de fevereiro, será restringido o horário de entrada e saída de caminhões e carretas na rodovia, para evitar que nos momentos de pico haja um conflito ainda maior com o transporte coletivo e particular. Esse tipo de veículo estará, portanto, proibido de circular na BR-316 no período que vai das 7 às 10 horas e das 17 às 21 horas.

Retornos – Já a partir desta sexta-feira (18), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) começará a fechar os retornos existentes ao longo desse trecho da BR-316, além de, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Setran, buscar isolar uma faixa exclusiva para os ônibus que transitam em frente ao shopping Castanheira e, também, às proximidades da sede da Prefeitura de Ananindeua, dois pontos considerados críticos para a fluidez do trânsito na rodovia. “É uma obra absolutamente necessária e vital para que possamos ter um novo tempo de organização do transporte e do trânsito na Região Metropolitana. Quero, desde já, pedir desculpas à sociedade pelos transtornos que esta obra vai causar, dada a sua complexidade e todas as intervenções que serão feitas. Mas também asseguro que estamos trabalhando em várias frentes para que esses impactos sejam os menores possíveis”, pontuou.

Primeira estação – Além da remoção das interferências, como citado anteriormente, a empresa executora da obra já começou o trabalho de construção da primeira estação de passageiros e posterior passarela de pedestres, à altura do quilômetro seis da BR-316, às proximidades do seminário Pio X. É importante, portanto, que a população que circula por essa área esteja atenta às placas e sinalizações que lá estão sendo implantadas.