O Aeroporto Internacional de
Belém/Val-de-Cans (PA) foi bem avaliado pelos passageiros alcançando notas
acima da meta na categoria dos terminais que recebem até 5 milhões de usuários
por ano. É o que indica a pesquisa do último trimestre de 2018 realizada pelo
Ministério da Infraestrutura sobre a percepção dos usuários, divulgada nesta
quarta-feira (13/2).
O levantamento ouviu cerca de 19 mil
pessoas sobre infraestrutura, facilidades e prestação de serviços oferecidos
nos 20 maiores aeroportos do país. Numa escala de 1 a 5, Belém recebeu nota
4,09, uma evolução de 1,7% em relação às sondagens anteriores.
Dos 38 indicadores avaliados, 23 (60,5%) estão acima da meta de 4 pontos estabelecida pela Conaero (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias). Ainda dentro desses números, o terminal paraense conta com 14 indicadores acima da média da categoria (4,34) com destaque, entre outros, para cordialidade e prestatividade dos funcionários no check in (4,71), tempo de fila na inspeção de segurança (4,71), no check in (4,56) e na imigração (4,41), a disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,59), a limpeza geral (4,42) e integridade da bagagem (4,43).
Para o superintendente do terminal
belenense, Fábio Rodrigues, os dados mostram o resultado do trabalho da
Infraero para promover a evolução continua dos serviços prestados em
Val-de-Cans. “Os números refletem o trabalho de modernização de alguns ativos
estratégicos, como as pontes de embarque, elevadores, escadas rolantes,
banheiros, revitalização do sistema de climatização e novas estratégias de
serviço com a criação do Selo Infraero de Compromisso com o Cliente, que
proporciona ao usuário preços acessíveis em lanchonetes e restaurantes do nosso
aeroporto”, explicou.
O gestor destaca ainda que no resultado
do último mês do ano, o Val-de-Cans obteve média de 4,12 na satisfação geral e
também apresentou melhora na média relacionada ao conforto térmico, saltando de
3,55 para 4,23, demonstrando que as ações realizadas ao longo do ano
sensibilizaram a opinião dos passageiros. “Nosso objetivo é continuar
investindo em melhorias para aumentar a satisfação dos nossos passageiros e
aprimorar cada um dos indicadores da pesquisa para que na próxima sondagem, o
Val-de-Cans apareça ainda melhor. E nós já começamos 2019 com novas inciativas
que visam a redução do preço da primeira hora do estacionamento e a inauguração
do novo canal de embarque doméstico”, acrescentou.
De acordo com a presidente da Infraero,
Martha Seillier, os resultados superam a meta estabelecida para os aeroportos,
que era nota 4,0, e por isso devem ser celebrados. No entanto, a gestora
ressalta que os pontos mais sensíveis da avaliação serão trabalhados para
melhorar, ainda mais, o desempenho dos aeroportos da Rede. “O fato de todos os
aeroportos da Rede Infraero terem recebido avaliações gerais entre “bom” e
“muito bom” demonstra o nível de excelência dos serviços prestados ao
passageiro. Isso é resultado do trabalho de uma equipe altamente capacitada e
comprometida com a qualidade das atividades que desenvolve e, sobretudo,
preocupada em garantir segurança operacional”, afirma Martha.
Premiação
Das quinze categorias premiadas pela
Secretaria de Aviação Civil, para o desempenho relativo a todo o ano de 2018,
aeroportos da Infraero ganharam em sete, incluindo melhor aeroporto até 5
milhões de passageiros, com Manaus (AM). O aeroporto internacional Eduardo
Gomes ganhou ainda nas categorias “Controle Migratório Mais Eficiente” e
“Controle Aduaneiro Mais Eficiente”.
Na mesma faixa de Manaus, com fluxo de
passageiros até 5 milhões, o aeroporto internacional de Maceió (AL), Zumbi dos
Palmares, venceu nas categorias “Raio-X Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais
Serviços ao Passageiro”. Já entre os aeroportos com fluxo entre 5 e 15 milhões
de passageiros, Curitiba (Aeroporto Internacional Afonso Pena) ganhou nas
categorias “Controle Aduaneiro Mais Eficiente” e “Aeroporto com Mais Serviços
aos Passageiros”.
A premiação do melhor aeroporto com
fluxo entre 5 e 15 milhões foi para Viracopos, em Campinas (SP), e o melhor
aeroporto com fluxo acima de 15 milhões de passageiros ficou com o Aeroporto
Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF).
Movimento
Com capacidade para receber até 7,7
milhões de passageiros por ano, registrou em 2018, 3,5 milhões viajantes e 38
mil voos, entre pousos e decolagens – o que representa um incremento de 5,8% em
relação a 2017. O número coloca o aeroporto como o mais movimentado da região
Norte em quantidade de passageiros transportados, ocupando a 5º colocação do
ranking da Rede Infraero.
Diariamente operam em Val-de-Cans uma
média de 100 voos comerciais regulares, de sete companhias aéreas - Avianca,
Azul, Gol, Latam, MAP, Surinam e TAP. As rotas interligam Belém a diversos destinos
brasileiros – Guarulhos (SP); Recife (PE); Brasília (DF); Macapá (AP);
Altamira, Marabá e Santarém (PA); Rio de Janeiro (RJ); Confins (MG); Manaus
(AM); Fortaleza (CE); São Luís (MA); Cuiabá (MT). Já os voos internacionais
ligam a capital paraense à Europa, aos Estados Unidos, ao Suriname e à Guiana
Francesa.