A Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) alerta os usuários para o fato de que não entra em contato para
atestar a qualidade de ligações telefônicas ou outros aspectos dos serviços de
telecomunicações. O consumidor deve ficar atento se alguém entrar em contato se
passando por servidor da Anatel, pois pode ser uma tentativa de roubo ou
clonagem de dados.
A Anatel não envia links por WhatsApp ou
por SMS e também não dá prêmios. A Agência alerta todos os consumidores para
que não forneçam informações pessoais. A vítima pode registrar a tentativa de
fraude à Polícia, para que as providências sejam tomadas.
Em maio de 2005, a Anatel criou o Grupo
Executivo Antifraude de Telecomunicações (GEAFT), do qual participam, além da
Agência, representantes das prestadoras de serviços de telecomunicações. Cabe
ao Grupo propor ações a serem tomadas em conjunto no sentido de prevenir,
diminuir ou extinguir a prática de fraudes contra a prestação dos serviços de
telecomunicações.