Delegação de Suriname está em Belém para conhecer gestão eficiente da merenda escolar


Técnicos da Agência Brasileira de Cooperação Ministério das Relações Exteriores, oriundos do Suriname, e representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), estão em Belém para conhecer as experiências exitosas da Prefeitura de Belém na área da alimentação escolar, aplicadas por meio do projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”. As visitas às escolas municipais ocorrem de 26 a 28 de fevereiro, incluindo as ilhas de Cotijuba e Combu.

O projeto, em Belém, é desenvolvido desde 2013 por meio da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), que cria cardápios diversificados para a merenda escolar. A iniciativa é uma recomendação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que ajuda na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Foram essas práticas nas escolas que renderam o prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”, recebido pela Prefeitura de Belém em 2013, concedido pela organização não governamental (ONG) Ação Fome Zero. Em 2016, a Fundação Abrinq concedeu ao município os selos “Reconhecimento Pleno” e “Boas Práticas”, oriundos dos projetos “Educando com a Horta Escolar e Gastronomia” e “Café da Manhã nas Escolas”.

Confira a programação desta semana:

26/02 – Terça-feira

09h - Unidade de Educação Infantil Rosemary Jorge (bairro Castanheira)

14h – Escola Municipal Nova Aliança (bairro Pratinha II)



27/02 – quarta-feira

09h - Cotijuba (saída às 7 horas do Espaço Náutico)

12h às 15h - Unidade Pedagógica Sebastião dos Santos Quaresma (ilha do Combu)



28/02 – quinta-feira

09h – Escola Municipal Maria Madalena Travassos (ilha de Mosqueiro)

11h - Unidade de Educação Infantil Rotary Club (Mosqueiro)