Hospital público no Pará é reconhecido por boas práticas em alimentação sustentável




Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá (PA), foi certificado com o selo “Green Kitchen”, concedido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), em reconhecimento às boas práticas adotadas na cozinha da Unidade. Em 2015, o HRSP foi a primeira unidade hospitalar do Norte e Nordeste do País a conquistar a certificação.

A cozinha do HRSP foi analisada em três áreas para receber a certificação: ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade. O objetivo é garantir aos pacientes refeições mais puras, sem substâncias que possam fazer mal ao organismo humano, além de devolver ao meio ambiente o mínimo de resíduos sólidos e desenvolver projetos que valorizem o controle da insolação, iluminação natural e a ventilação no local de preparo dos alimentos.

Entre as ações desenvolvidas no Hospital Regional de Marabá, por meio do selo “Green Kitchen”, está o aproveitamento de talos e cascas de verduras, legumes e frutas no preparo das refeições e a aquisição de produtos naturais.

O impacto dessas ações, que traz benefícios aos colaboradores, pacientes e acompanhantes, também beneficia a comunidade no entorno do HRSP como o projeto ECOlaborador, que incentiva o descarte correto do óleo vegetal usado em frituras na casa de qualquer morador de Marabá. Desde junho do ano passado, quando foi aberto o posto de coleta na Unidade, foram arrecadados mais de 240 litros do resíduo. Todo o material arrecadado é doado para uma empresa parceira, responsável pela transformação do óleo em biodiesel e sabão.

 Uma cozinha sustentável começa pela capacitação da equipe

A cada mês, cerca de 27,2 mil refeições são fornecidas no Hospital Regional do Sudeste do Pará. Para dar conta da demanda, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) funciona em tempo integral e conta com uma equipe capacitada quanto às boas práticas previstas na certificação.

Uma das integrantes é a cozinheira Delite dos Santos, que já atuava no HRSP quando a Unidade conquistou o “Green Kitchen” pela primeira vez, em 2015. “As mudanças são perceptíveis. Nossa atenção é voltada para oferecer alimentos saudáveis e com a menor quantidade possível de gordura. Esse cuidado envolve o paciente e colaboradores, pois a saúde de todos é importante”, afirma.

Ao equilibrar as escolhas por produtos naturais a Unidade reforça a responsabilidade com o serviço de nutrição e dietética, além de promover e se tornar um agente de melhoria da qualidade de vida na região. “Ao participar do programa, o SND assume o propósito de atender as demandas nutricionais dos pacientes internados e, ainda, de entregar para o nosso usuário uma alimentação elaborada de maneira sustentável que gere menor impacto ao meio ambiente”, explica a coordenadora do SND, Nathália Lobato.

Para o diretor Hospitalar, Valdemir Girato, a renovação do "Green Kitchen" é resultado do trabalho diário de toda a equipe. "Nossos processos são integrados e todos os setores se articulam entre si para gerar esse resultado, atendendo o paciente com qualidade e segurança e, ao mesmo tempo, deixar o legado da Unidade na região onde atuamos", ressalta.

Além do HRSP, outros três hospitais do Pará, gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, também são certificados com o selo “Green Kitchen”: Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, o Hospital Público Estadual Galileu e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.