Está claro que o
torcedor brasileiro é movido pela paixão pelo seu time. Ir a um estádio lotado
em uma final de campeonato não tem preço, mas pode ser um desafio. A falta de
estrutura nos bares dos estádios e também redes de internet que não suportam a
quantidade de acessos estão entre os maiores problemas enfrentados. Pensando
nisso, três gaúchos criaram o Rangoff, primeiro aplicativo de compra off-line e
antecipada de refeições, com o objetivo de agilizar o tempo de espera nos bares
dos locais esportivos.
Para o torcedor
utilizar o app basta realizar login na plataforma e atualizar o cardápio dos
bares antes de ir ao estádio. Quando estiver no local da partida o usuário
poderá realizar seu pedido e pagamento sem precisar da rede de internet. Com a
refeição escolhida, o aplicativo irá gerar um QR Code, que será registrado pelo
leitor de código de barras do bar. A
solução foi idealizada por Thales Santos, estudante da Universidade Federal do
Rio Grande Do Sul (UFRGS), Lucas Arusiewicz, do Centro Universitário Ritter dos
Reis, e Rodrigo Mello, da PUC-RS.
“Já iniciamos conversas
com a direção de marketing do Grêmio para apresentar o Rangoff, que diminuirá
de maneira considerável o tempo médio das filas” afirma Thales. O estudante
ainda comenta que o aplicativo pode ser expandido para qualquer tipo de evento
que haja um grande volume de usuários simultâneos, como shows e festivais.
Viagem ao Vale do
Silício - O aplicativo concorre com outros dois projetos na categoria Smart
Cities do Campus Mobile. Os vencedores do concurso serão premiados pelo
Instituto NET Claro Embratel com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia,
Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do
mundo, como Google, Facebook, Twitter e até mesmo a Universidade de Stanford,
para finalizarem os projetos. O resultado final, com a indicação dos
vencedores, será divulgado no dia 6 de maio.
Na sétima edição, o
Campus Mobile é um concurso de ideias e soluções para telefonia móvel do
Instituto NET Claro Embratel, em parceria com a Associação do Laboratório de
Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC/USP) e o apoio da Escola Politécnica
da Universidade de São Paulo. O projeto incentiva a formação de talentos do
ensino técnico e universitário para atuação no mercado de conteúdos e novos
serviços de telefonia móvel.

